Brasil vai às ruas para enterrar PEC da Bandidagem no Senado; saiba onde serão os atos
Revista Fórum – Em dia histórico, artistas se juntam a movimentos sociais para barrar a manobra da base bolsonarista com o Centrão em torno da PEC da Bandidagem, que blinda investigações criminais contra parlamentares.
Em um dia histórico, o Brasil vai às ruas neste domingo (21) para enterrar definitivamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da “Bandidagem”, como tem sido chamado o projeto aprovado pela Câmara na última terça-feira (16) em uma manobra da base bolsonarista e do Centrão para tentar impedir a abertura de processos criminais contra parlamentares.
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) se colocou contra a proposta e já teria a adesão de 46 senadores – 13 a mais do os 33 que seriam suficientes para enterrar a proposta. Por se tratar de uma PEC, que modifica a Constituição, são necessários 49 votos favoráveis dos 81 senadores.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), escolhido como relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, declarou que seu relatório será contrário à proposta. Ele foi escolhido pelo presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), que também já se posicionou contra a PEC.
“Recebi do presidente da CCJ a missão de relatar a chamada PEC da Blindagem no Senado. Minha posição sobre o tema é pública e o relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”, afirmou Vieira em publicação nas redes.
Caetano, Chico e Gil novamente juntos
Os atos ganharam peso após declaração indignada de Caetano Veloso nas redes. Desde então, um batalhão de artistas se somou aos movimentos sociais para organizar diversas manifestações em todo o país neste domingo (21).
“A PEC da Bandidagem, que é o que é, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da sociedade brasileira não admite um negócio desses”, disse Caetano.
Sindicatos, movimentos sociais e outros grupos civis vão promover mobilizações em todo o país, com shows de artistas brasileiros conhecidos do MPB e do samba que já confirmaram presença, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Daniela Marcury, Marina Sena e Maria Gadú, além de Anitta. O ato compõe a programação da Frente Povo Sem Medo, que convoca manifestações em 19 Estados no mesmo dia.
A partir das 14h, na altura do posto 5, a praia de Copacana será o ponto de um encontro que reunirá os artistas em um momento raro na MPB recente. A manifestação será duplamente simbólica por reunir cantores que foram ícones de resistência à ditadura militar nos anos 60 e 70, e retornam 50 anos depois para defender outra vez a democracia e a soberania brasileira nas ruas, ameaçada pelas crises institucionais provocadas pela extrema direita, por meio da cultura e da arte.
“Os atos deste domingo serão fundamentais para barrar mais um golpe da Câmara dos Deputados contra a democracia e impedir que seja aprovado a PEC da bandidagem. É lamentável que num momento em que nosso país está sendo agredido pelo EUA, o congresso nacional esteja de costa para o povo, legislando para acobertar seus próprios crimes. Não aceitamos barganha da anistia pela PEC da bandidagem, nem uma coisa, nem outra”, disse à Fórum Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP) e da Frente Brasil Popular.
Confira onde serão os atos:
AL
- Maceió – 9h – Sete Coqueiros – Praia do Pajuçara
AM
- Manaus – 8h – Av. Getúlio Vargas
AP
- Macapá – 16h – Teatro das Bacabeiras
BA
- Salvador – 9h – Morro do Cristo
CE
- Fortaleza – 15h30 – Estátua de Iracema Guardiã, Av. Beira Mar, 1140
DF
- Brasília – 9h – Concentração no Museu Nacional
ES
- Vitória – 15h – ALES
GO
- Goiânia – 16h – Praça Universitária
MA
- São Luis – 9h – Praça da Igreja do Carmo
MG
- Belo Horizonte – 9h – Praça Raul Soares
- Juiz de Fora – 10h – Praça da Estação
- Serra do Cipó – 10h – Praça
- Uberaba – 10h30 – Feira da Abadia
- Uberlândia – 9h – Feira Livre do Bairro Luizote
- Pirapora – 8h30 – Rotatória Av. Pio XII
- Ituiutaba – 9h – Feira da Junqueira
- Alfenas – 10h – Praça do Coliseu
- Montes Claros – 9h – Parque Municipal Milton Prates
MT
- Cuiabá – 8h – Praça Cultural do CPA II
- Cuiabá – 14h – Praça Alencastro
MS
- Campo Grande – 8h – 14 de Julho com Afonso Pena
- Corumbá – 15h – 13 de Junho com Frei Mariano
- Dourados – 9h – Feira Central (Cafelândia, 490)
PA
- Belém – 9h – Praça da República
PB
- João Pessoa – 09h – Busto do Tamandaré
PE
- Recife – 14h – Ginásio Pernambucano – Rua da Aurora
PR
- Curitiba – 14h – Boca Maldita
RJ
Rio de Janeiro – 14h – Posto 5 de Copacabana
RN
- Natal – 15h – Midway
RO
- Porto Velho – 16h – Pça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
RS
- Porto Alegre – 14h – Redenção
SC
- Florianópolis – 13h – Ponte Hercílio Luz ( em frente ao Parque da Luz)
- Itajaí – 14h – Praça do Centro de Eventos
- Jaraguá do Sul – 14h – Praça da Meia Luz
- Joinville – 14h -Praça da Bandeira
SE
- Aracaju – 16h – Praia da Cinelândia
SP
- Bauru – 16h – Vitória Régia
- Ribeirão Preto – 15h30 – Praça Spadoni
- Santos – 16h – Praça da Cidadania Av Ana Costa, 340
- São Paulo – 14h – MASP
- São Paulo – PEDALULA – Concentração 13h13, saída às 14h – Praça do Ciclista (Av. Paulista 2440)