FIEMA concede Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da CNI, a Carlos Brandão
Em cerimônia concorrida, Brandão se tornou o primeiro governador maranhense a receber a honraria.
A condecoração ocorreu nesta sexta-feira (26/09), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), que ainda celebrou na ocasião os seus 57 anos de fundação com funcionários do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, CIEMA) e convidados.
A medalha é uma honraria concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a autoridades, empresários e personalidades que se destacam por sua contribuição significativa ao desenvolvimento da indústria no Brasil. Carlos Brandão se tornou o primeiro governador do Maranhão a receber a distinção.
Emocionado e agradecido, Carlos Brandão fez questão de compartilhar a homenagem com a mãe, Heloísa Brandão. Ao receber a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, Brandão destacou a importância da parceria entre o governo, empresários e entidades comerciais e industriais para o desenvolvimento sustentável do estado. Ele ressaltou que o sucesso da sua gestão está baseado em projetos estruturantes e na continuidade das ações públicas. Entre os investimentos elencados, Brandão mencionou obras viárias estratégicas, como o anel viário da capital, a extensão de avenidas e a duplicação de vias, que visam melhorar a mobilidade urbana e a infraestrutura.
O governador também destacou avanços significativos na atração de investimentos, com destaque para a aprovação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e parcerias internacionais para implantação de indústrias, como refinarias e fábricas de briquetes para exportação de aço. Carlos Brandão enfatizou ainda o crescimento do setor produtivo, com a geração de empregos e o fortalecimento das cadeias produtivas, como a de etanol e agradeceu a FIEMA por desenvolver projetos e estudos em prol do Maranhão, como o da ZPE e o “Pensar o Maranhão”. “Com a melhoria dos indicadores sociais e uma gestão financeira equilibrada, o cenário é promissor para o Maranhão, que atrai novos investimentos e se consolida como polo de desenvolvimento econômico e social no Brasil”, frisou.
A medalha foi entregue ao governador Carlos Brandão pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antônio José de Moraes Souza Filho, que na ocasião representou o presidente da CNI, Ricardo Alban. José Filho destacou a trajetória exemplar do governador, tanto no Legislativo quanto no Executivo, e ainda mencionou projetos importantes, como a ampliação dos recursos destinados pelo Codevasf a municípios maranhenses, investimentos em saneamento básico, tecnologias agrícolas e educação ambiental, além de missões internacionais para atrair capital estrangeiro, especialmente da China, com impacto positivo no setor siderúrgico local.
O representante da CNI também enfatizou os desafios enfrentados pela indústria brasileira, como juros elevados, carga tributária, infraestrutura deficiente e burocracia excessiva, que dificultam investimentos e a competitividade do setor. “A CNI busca soluções para melhorar o ambiente de negócios, incentivar políticas públicas e fomentar a inserção internacional das empresas brasileiras. “Em novembro, o setor industrial participará da COP30, em Belém. Temos um compromisso com a transição para uma economia verde, que une crescimento econômico e inclusão social”, lembrou.
Durante a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial ao governador Carlos Brandão, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a importância da indústria para o desenvolvimento econômico do Maranhão ao longo dos 57 anos da Federação.
Ele agradeceu a presença de diversas autoridades e parceiros, ressaltando o papel fundamental da FIEMA na promoção da transparência, avanço tecnológico e interiorização da indústria no estado, além do apoio a projetos estratégicos como a retomada do Centro
Espacial de Alcântara e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Edilson Baldez enfatizou ainda o compromisso da entidade com a qualificação profissional por meio das escolas do SESI e do SENAI e a cooperação com o setor público para fortalecer o ambiente de negócios local.
O presidente ressaltou a relevância da homenagem concedida ao governador Carlos Brandão, primeiro gestor maranhense a receber essa comenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reconhecendo seu trabalho em prol do crescimento industrial, geração de emprego
e inclusão social no estado. Ele destacou a gestão do governador como parceira essencial para o desenvolvimento econômico, mencionando a colaboração entre iniciativa privada e governo para implementar políticas públicas eficazes. Por fim, Edilson Baldez convidou os presentes para a 6ª Expo Indústria Maranhão, evento bienal que será realizado de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, com o tema Inteligência Artificial: uma nova revolução, realizada pela FIEMA e CNI, com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
Empresários, políticos, secretários de governo e representantes de diversos órgãos estaduais e federais prestigiaram a cerimônia de entrega da medalha. Além do governador, do representante da CNI e do presidente da FIEMA, ocuparam o dispositivo de honra: José Gonçalo de Souza Filho, desembargador representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; Aloisio Mendes e Pedro Lucas Fernandes, deputados federais; Helena Duailibe, deputada estadual representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; Paulo Mól, superintendente do SESI Nacional; Felipe Mussalem, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís; Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do SEPRAE Maranhão; Maurício Feijó, presidente da Fecomércio; e Cláudio Azevedo, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão(CIEMA).