“Não tem motociata”: Lula puxa caminhada pelos 95 anos do MEC
Revista Fórum – Ao esbanjar saúde, presidente sai na frente do evento que reuniu ministros, servidores, atletas amadores, paratletas entre outros; vídeo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste domingo (28), de uma caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O evento reuniu ministros, servidores, atletas amadores, paratletas e a comunidade na Esplanada dos Ministérios, em um ato que combinou celebração esportiva e defesa da educação pública.
Lula percorreu os 3 km da caminhada em 34 minutos — partindo às 7h18 e cruzando a linha de chegada às 7h52. Durante o trajeto, o presidente intercalou o ritmo, realizando quatro pequenos trechos de corrida ao longo da Esplanada. A programação também contou com corridas de 5 km e 10 km.
Em vídeo gravado durante o percurso, Lula associou o evento ao fortalecimento da educação brasileira:
“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência de que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, declarou.
Começando o dia com bastante disposição. Caminhada de 95 anos do MEC. Por uma educação soberana! 🏃
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/7FU3eBGhmN
— Lula (@LulaOficial) September 28, 2025
Presenças políticas
O presidente foi acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, e por diversos ministros, entre eles Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Alexandre Padilha(Saúde) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). Também estiveram presentes o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente do PT, Edinho Silva.
Crítica velada a Bolsonaro
Ao final do percurso, Lula fez um discurso em que exaltou a iniciativa como um ato de civilidade e aproveitou para criticar, de forma indireta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar. Sem citá-lo nominalmente, Lula comparou a caminhada à prática das motociatas promovidas pelo adversário.
“Gente, isso aqui mostra a nossa civilidade. Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, disse.
Educação no centro do ato
O evento, além de marcar os 95 anos do MEC, buscou destacar a centralidade da educação como política de Estado. A presença de Lula e de diversas autoridades reforçou a mensagem de que a valorização da área é vista como condição para o fortalecimento da soberania nacional.
📚 Parabéns ao MEC pelo seu aniversário, comemorado em caminhada em Brasília. Foram muitos passos até aqui: FIES, ProUni, Reuni, Enem, Sisu, Pronatec, a expansão das universidades e institutos federais. Cada programa abriu portas e levou mais brasileiros e brasileiras ao ensino… pic.twitter.com/XvXjc6T87w
— Lula (@LulaOficial) September 28, 2025