30 de setembro de 2025
DestaquesEconomiaGeral

SESI vai abordar saúde digital na Expo Indústria Maranhão

Fiema – Palestra, serviços de telemedicina e soluções tecnológicas nessa área estarão na maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, de 2 a 5/10.

A pesquisa “Saúde Digital”, realizada pelo Instituto Nexus a pedido do SESI Departamento Nacional, revelou que 78% dos brasileiros desejam usar algum tipo de serviço de saúde digital no futuro, com destaque para teleconsultas, agendamento online e prescrição eletrônica. O estudo mostrou que 6 em cada 10 brasileiros já experimentaram a saúde digital, e 2 em cada 10 querem testar pela primeira vez. Entre os serviços mais buscados estão as consultas por vídeo, com o celular como principal meio de acesso (96%). As barreiras ainda são a falta de confiança nos atendimentos virtuais e o acesso limitado à internet.

O levantamento foi realizado entre 13 e 15 de maio de 2025, com mais de 2 mil entrevistas presenciais em todos os estados do Brasil. Os serviços mais populares são teleconsultas, agendamento online e prescrição eletrônica.  Além da popularidade, a pesquisa destaca que a telemedicina é especialmente valorizada nas consultas por vídeo, refletindo a adaptação da população a esse formato de atendimento. Entretanto, o estudo alerta para a necessidade de aprimorar a infraestrutura digital e promover maior confiança para acelerar o uso desses serviços no país.

A pesquisa também identificou que os usuários de saúde digital estão mais presentes em faixas etárias jovens, entre 18 e 35 anos, e em regiões urbanas, indicando um desafio para ampliar o acesso e o uso em populações em outras faixas etárias e em áreas rurais. Além disso, a digitalização dos serviços está diretamente associada à melhora na gestão da saúde preventiva, uma tendência que deve influenciar positivamente os indicadores de saúde pública no Brasil. O estudo chama atenção para a importância de políticas públicas que incentivem a inclusã o digital e garantam a segurança e privacidade dos dados dos pacientes, aspetos fundamentais para a consolidação da saúde digital no país.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS – O SESI Maranhão tem investido no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que auxiliem as empresas a cuidarem ainda mais da saúde de seus funcionários. Uma das frentes é a oferta de serviços de telemedicina em plataformas utilizadas nacionalmente, com profissionais como psicólogos, clínicos gerais, nutricionistas, entre outros.  As teleconsultas visam prevenir afastamentos, melhorar a qualidade de vida do trabalhador e reduzir custos com saúde. A plataforma também guarda prontuários específicos e facilita o agendamento, monitoramento e acompanhamento remoto dos col aboradores das empresas contratantes.

A outra maneira é incentivar a criação de outras soluções tecnológicas no próprio estado por meio do Hub de Inovação em Saúde SESI. O Hub apoia startups, como a que desenvolve o projeto Dayaht, uma das soluções incubadas. O Hub estimula a colaboração entre universidades, centros tecnológicos e o ambiente industrial, visando reduzir absenteísmo, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e agregar valor aos produtos tecnológicos regionais. Entre as iniciativas do Hub estão eventos como hackathons e capacitações para fomentar inovação e viabilidade de startups.

O projeto Dayaht é uma inteligência artificial terapeuta especialista em saúde mental de mulheres, que age como uma amiga virtual de forma acolhedora e empática, com atendimento hiper personalizado, e atende as principais situações que estão afetando a saúde mental do colaborador, inclusive que envolva relacionamentos afetivos, proporcionando a segurança emocional da mulher dentro e fora do ambiente de trabalho, atuando inclusive para prevenção de assédio moral e sexual no trabalho, pois também atende homens. O atendimento foi pensado para ser acessado via WhatApp.

Além da exposição dos protótipos de iniciativas tecnológicas na área de saúde, o público que visitar a Expo Indústria Maranhão, de 2 a 5 de outubro, terá a oportunidade de participar de palestras como “O Impacto da Telemedicina na Democratização do Acesso à Saúde”, com a enfermeira do SESI-MA Sammay Silva Reis Fonseca. “A telemedicina democratiza o acesso à saúde ao eliminar barreiras geográficas e financeiras. Ela permite que pessoas em locais remotos e com pouca infraestrutura sejam atendidos à distância, reduzindo custos de deslocamento e tempo de espera ”, explicou a enfermeira.

EXPO INDÚSTRIA – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.

A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como Cota Ouro: Grupo Equatorial (Equatorial Maranhão, EQT Lab, Equatorial Telecom e Echoenergia), Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como Cota Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.

A programação inclui shows de Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira. Para saber mais e se inscrever gratuitamente na feira, acesse: www.expoindustriama.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *