Parte do rancho de Pablo Escobar será doado a vítimas de conflito
AH – Propriedade que simbolizou a ostentação do narcotraficante agora será usada para agricultura; decisão é chamada de “vitória histórica”.
Uma parte da Hacienda Nápoles, o famoso rancho do narcotraficante Pablo Escobar, foi doada a mulheres agricultoras que sofreram com o conflito armado da Colômbia. O anúncio foi feito pelo presidente Gustavo Petro, que classificou a medida como um passo para reparar décadas de violência e devolver dignidade às vítimas.
Agora, 120 hectares da propriedade foram entregues a mulheres agricultoras, num gesto histórico de reparação. “Começamos a recuperar a propriedade de Nápoles para as vítimas”, escreveu Petro nas redes sociais. Felipe Harman, diretor da Agência Nacional de Terras, classificou a doação como “uma vitória histórica para as mulheres que nunca pararam de lutar”.
Beneficiárias comemoraram a conquista. “Estou muito feliz porque hoje há mulheres que têm esperança, que têm terras para a vida toda”, disse Millinery Correa em vídeo divulgado pela Agência Nacional de Terras. O gesto simboliza também uma resposta às disputas fundiárias que, por décadas, alimentaram a violência no país, com narcotraficantes e grupos armados expulsando famílias de suas terras para expandir plantações de cocaína.
Desafios
Apesar da medida, o futuro da região ainda enfrenta desafios. A população de hipopótamos introduzida por Escobarcontinua crescendo sem controle, causando danos a plantações e colocando comunidades em risco. Mesmo assim, para muitos, a devolução da terra representa um marco: um pedaço do antigo império do narcotráfico agora transformado em território de esperança.
Segundo o ‘The Guardian’, a decisão, no entanto, não foi recebida de forma unânime. Comerciantes e moradores da região temem prejuízos com a redução do parque temático, que atualmente atrai mais de um milhão de turistas por ano e sustenta parte da economia local.