Lula e Trump têm conversa de meia hora por videoconferência
Revista Fórum – Reunião virtual aconteceu menos de duas semanas após Trump afirmar que teve “química excelente” com Lula na ONU.
O que até há pouco tempo parecia impossível, finalmente aconteceu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6).
A conversa, feita por meio de videoconferência, durou cerca de meia hora e foi o primeiro diálogo oficial entre os dois mandatários. O encontro virtual vinha sido mantido sob sigilo tanto pela equipe de Lula quanto pela equipe de Trump.
Lula fez a videoconferência do Palácio da Alvorada, em Brasília, enquanto Trump se conectou ao brasileiro desde a Casa Branca, em Washington.
O conteúdo da conversa, até o momento da publicação desta matéria, não havia sido divulgado. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) e o vice-presidente Geraldo Alckmin, além do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também participaram da videoconferência de Lula com Trump.
Segundo Haddad, o Palácio do Planalto divulgará uma nota oficial com todos os detalhes da conversa, mas o ministro já adiantou que o diálogo foi “positivo” do ponto de vista econômico.
Veja vídeo:
Haddad diz que conversa entre Lula e Trump foi “positiva” do ponto de vista econômico. Os dois presidentes se falaram por vídeo na manhã desta segunda-feira (6). #ConexãoGloboNews
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/WSE2LiMV7J
— GloboNews (@GloboNews) October 6, 2025
Química
O diálogo entre Lula e Trump ocorreu menos de duas semanas após a Assembleia-Geral da ONU em Nova York, ocasião na qual o presidente dos EUA, em seu discurso, falou em “química excelente” com o mandatário brasileiro, anunciando um encontro em breve.