Trump diz a Lula que americanos sentem falta do café brasileiro
Revista Fórum – O setor cafeeiro foi um dos mais atingidos pelo tarifaço: o volume exportado aos americanos despencou 47%, e a receita caiu 31,5%.
O café brasileiro foi o protagonista da conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6), em mais um capítulo da recente reaproximação entre os dois líderes. O diálogo, realizado por videoconferência, marcou a segunda interação direta entre Lula e Trump desde o breve encontro nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Segundo apurou a BBC News Brasil, o republicano admitiu que os Estados Unidos estão “sentindo falta” de produtos brasileiros afetados pela tarifa de 50% imposta por seu governo sobre boa parte das exportações do Brasil — com destaque para o café, que, segundo Trump, “ficou mais caro na mesa dos americanos”.
A política tarifária norte-americana também atingiu outros países produtores. O café colombiano, segundo maior fornecedor dos EUA, passou a pagar taxa de 10%.