8 de outubro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Fufuca fica no governo Lula e é afastado do PP

Brasil 247 – Decisão foi anunciada por Ciro Nogueira e retira ministro do comando da legenda no Maranhão.

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), foi afastado nesta quarta-feira (8) das funções internas do Progressistas. A medida foi confirmada em nota oficial divulgada pelo presidente nacional do partido, Ciro Nogueira.

De acordo com informações publicadas pelo g1, a decisão atinge também o diretório estadual do Maranhão, onde Fufuca exercia liderança. A intervenção partidária ocorre após o ministro ignorar o ultimato da legenda para que deixasse o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nota oficial

No comunicado, Ciro Nogueira afirmou que, por descumprir a determinação da Executiva Nacional e permanecer no ministério, o parlamentar está afastado de todas as decisões internas e da vice-presidência nacional da legenda. O texto também destaca que será feita uma intervenção no diretório do Progressistas no Maranhão, removendo Fufuca da presidência estadual.

A nota ainda reforça a posição da legenda em relação ao governo federal. “O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”.

Declarações de Fufuca e apoio a Lula

Apesar da pressão, Fufuca manteve sua posição de seguir no governo. Nesta segunda-feira (6), durante evento ao lado do presidente Lula no Maranhão, o ministro declarou: “Eu estou com Lula”.

A manifestação pública de apoio ocorreu mesmo após a federação formada por União Brasil e Progressistas ter determinado, em setembro, que seus filiados se desligassem de cargos no Executivo.

O afastamento faz parte de um movimento estratégico da federação partidária, que inclui o União Brasil e o PP, voltado para a eleição presidencial de 2026. O objetivo é marcar distanciamento da gestão de Lula e consolidar posição de oposição.

Na mesma data do anúncio sobre Fufuca, o ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou que permanecerá no cargo, contrariando a orientação do União Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *