18 de novembro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Lula rebate chanceler alemão: “Berlim não oferece 10% do que oferece o Pará”

Brasil 247 – Presidente critica comparação depreciativa de Friedrich Merz e destaca hospitalidade e riqueza cultural de Belém.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu nesta terça-feira (18) declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, que fez comentários depreciativos sobre Belém após a participação de jornalistas alemães em evento no Brasil.

Ao discursar, Lula afirmou que o Pará ganhou visibilidade nacional e internacional, destacando a hospitalidade e a riqueza cultural da população local. “O Pará saiu do anonimato nesse país. Qualquer parte do mundo sabe hoje que vir para o estado do Pará, para Belém, que é pobre, mas tem um povo generoso como poucas partes do mundo”, disse o presidente.

Ele reagiu diretamente ao comentário de Merz, que relatou que jornalistas alemães teriam ficado aliviados ao deixar Belém após participarem da COP30. “O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘ah, fui ao Pará mas voltei logo porque gosto mesmo é de Berlim’. Ele, na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará”, afirmou Lula. Em seguida, acrescentou: “Ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferecem o Pará e a cidade de Belém. Coma maniçoba, pô!”

Declaração de Merz gerou repercussão internacional

Friedrich Merz, que exerce o cargo equivalente ao de primeiro-ministro na Alemanha, comparou desfavoravelmente o Brasil com seu país durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, em 13 de novembro. Ele exaltou a Alemanha como “um dos países mais bonitos do mundo” e afirmou que nenhum dos jornalistas que o acompanharam na viagem ao Brasil desejou permanecer em Belém após a conferência climática.

“Quem de vocês gostaria de ficar aqui? Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz na ocasião.

A fala repercutiu negativamente no Brasil, especialmente no Pará, anfitrião da COP30. Ao responder às críticas, Lula ressaltou que a experiência no estado vai muito além de impressões superficiais e que a população paraense tem atributos culturais únicos que merecem reconhecimento.

A reação do presidente reforça o papel estratégico de Belém no cenário internacional nos preparativos para a conferência climática, consolidando o Pará como centro de debates ambientais e culturais no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *