23 de dezembro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Alexandre de Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal

Revista Fórum – A decisão responde a um pedido da defesa do ex-presidente, que está preso por tentativa de golpe de Estado.

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (23) que o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, seja internado na quarta-feira (25) para passar por um procedimento cirúrgico de hérnia inguinal na quinta-feira (26).

Em sua decisão, Moraes autorizou que apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanhe o ex-presidente durante a internação. A defesa havia solicitado que os filhos Carlos e Flávio Bolsonaro também fossem autorizados a visitá-lo como acompanhantes secundários, mas o pedido foi negado.

Entenda o caso da cirurgia de Bolsonaro

Advogados de Jair Bolsonaro (PL) tentam a última manobra para tentar tirar o ex-presidente da prisão, na Superintendência da Polícia Federal (PF), na noite de Natal.

A defesa do ex-presidente entrou com requerimento nesta terça-feira (23) para que ele seja internado nesta quarta-feira (24) e passe pela cirurgia para tratar uma hérnia inguinal na quinta-feira (25), dia de Natal.

“A fim de que cirurgia indicada pela equipe médica e confirmada pela perícia realizada pela Polícia Federal seja realizada, e conforme agenda da equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico, requer-se que o Peticionário seja conduzido e internado no hospital DF Star, na data de amanhã, quarta-feira, dia 24 de dezembro, a fim de que possa ser submetido aos exames necessários e preparatórios ao procedimento cirúrgico”, alegam os adversários.

O pedido será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem 24 horas para dar seu parecer. Assim, a decisão de Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), se autoriza ou não Bolsonaro sair da cela na noite de Natal deve acontecer horas antes.

Moraes já autorizou a cirurgia, mas a defesa do ex-presidente esperou os últimos momentos para tentar a última cartada para que ele não passe a noite de Natal na cela.

Entrevista

A estratégia é fortalecer a narrativa de vitimização em torno do ex-presidente. Nesta terça, Bolsonaro cancelou de última hora uma entrevista que tinha marcada com um repórter do site Metrópoles.

Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro havia obtido autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), par conceder a entrevista, que seria realizada na sala de 12 metros quadrados onde está preso. O próprio ex-presidente quem escolheu o Metrópoles para conceder sua primeira entrevista desde que foi encarcerado.

Cerca de duas horas antes do horário marcado para o início da entrevista, contudo, o ex-presidente a cancelou, alegando “questões de saúde”. O aviso foi dado ao site Metrópoles através de um bilhete escrito à mão pelo ex-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *