24 de dezembro de 2025
DestaquesEconomiaGeral

Alpargatas, dona da Havaianas, vira o jogo e ganha R$ 455 milhões em mercado após surto bolsonarista

Revista Fórum – Resultados foram registrados nesta terça-feira (23), dois dias após o lançamento do novo comercial.

As ações da Alpargatas (ALPA4)fecharam em alta nesta terça-feira (23), revertendo parte das perdas registradas na véspera após a repercussão política negativa envolvendo uma campanha publicitária da Havaianas, principal marca do grupo. Os papéis avançaram 4,02%, encerrando o pregão cotados a R$ 11,90.

Com a valorização, o valor de mercado da empresa chegou a R$ 7,747 bilhões, o que representa um ganho de R$ 455 milhões em relação ao fechamento anterior, segundo dados da Elos Ayta Consultoria. Na comparação com a sexta-feira (19), antes do início da polêmica, o avanço acumulado é de 4,07%.

Na segunda-feira (22), o movimento havia sido inverso. As ações caíram 2,39%, encerrando o dia a R$ 11,44, após chegarem à mínima de R$ 11,26 durante o pregão. Naquela sessão, a companhia perdeu cerca de R$ 152 milhões em valor de mercado, pressionada pela repercussão política que se formou na internet.

O episódio teve início com a divulgação de uma nova campanha publicitária da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, em tom descontraído, a artista brinca com a expressão “pé direito” e afirma que a sorte não depende apenas de rituais, incentivando as pessoas a começarem o ano “com os dois pés”.

A peça rapidamente foi interpretada pelas hostes bolsonaristas como “apito de cachorro”, considerado uma linguagem codificada usada na política para enviar mensagens “subliminares” a grupos específicos.

Parlamentares e influenciadores ligados à direita passaram a criticar o conteúdo e estimularam um boicote à marca. O deputado Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo descartando sandálias da empresa, enquanto outros nomes do mesmo campo ideológico reforçaram o discurso nas redes sociais.

Segundo o analistas, esses movimentos costumam se concentrar em grupos mais vocais e não se traduzem, necessariamente, em mudanças estruturais no desempenho das empresas. Ele acrescenta que a Havaianas não enfrenta hoje concorrentes diretos capazes de capturar rapidamente sua base de consumidores.

Além disso, a estratégia da Alpargatas está cada vez mais voltada para a expansão internacional. No mercado brasileiro, a marca já apresenta alto nível de penetração, o que tende a limitar impactos econômicos de boicotes episódicos.

O debate também respingou em concorrentes. Nas redes sociais, usuários citaram a Ipanema, da Grendene (GRND3), como alternativa. As ações da empresa gaúcha, porém, tiveram comportamento semelhante: caíram na segunda-feira e se recuperaram nesta terça, acompanhando o ajuste geral do mercado.

Apesar do impacto inicial sobre os papéis, analistas avaliam que o efeito tende a ser pontual. A Alpargatas até então por não comentar o episódio até o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *