29 de janeiro de 2026
DestaquesGeralPolítica

Cartada de Brandão com Iracema para o Senado muda rumo do jogo

Por Raimundo Borges 

O Imparcial – A maior surpresa das eleições de 2022 foi Flávio Dino, como ex-governador, com a votação histórica de 2,1 milhões de votos, e a deputada estadual Iracema Vale, com 104,7 mil, filiada ao mesmo PSB do hoje ministro do STF. Ela saiu, em 2021, de dois mandatos consecutivos de prefeita do município de Urbano Santos, com população de 34 mil moradores, antecedidos por dois de vereadora. A votação de Iracema em sua carreira política é um capítulo à parte. De 256 votos para vereadora em 2000, pelo PSD, foi a 887 em 2004, já no PTB. Em 2008, foi reeleita pelo PSB com 3.061 votos. Em 2012, foi eleita prefeita municipal com 8.754 votos e reeleita pelo PT em 2016 com quase a mesma votação: 8.780.

Os desdobramentos daquela eleição no Maranhão, em 2022, não ficaram somente em Dino e Iracema. Carlos Brandão foi reeleito no primeiro turno, quando as pesquisas e os analistas projetavam segundo turno entre ele e o senador Weverton Rocha (PDT), que, porém, acabou em 3º lugar, atrás de Lahesio Bonfim. Quanto a Iracema, ela deu um passo histórico: foi eleita, em 2023, a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, em 187 anos, por votação unânime, e reeleita em 2025 pelo critério da maior idade, depois de dois empates de 21 a 21 contra Othelino Neto. A vitória final saiu do STF, que acabou firmando jurisprudência para outros casos equivalentes no país.

Na eleição de 2026, Iracema aparece em dois cenários da disputa majoritária: na difícil hipótese de Brandão e o vice Felipe Camarão entrarem em acordo e ambos renunciarem em abril para concorrer. A deputada Iracema disputaria uma eleição indireta para despachar nove meses na cadeira principal do Palácio dos Leões. No segundo cenário, ela deixaria o PSB, hoje controlado pela senadora Ana Paula Nova Alves (oposição), e retornaria ao PT para concorrer a uma das vagas de senador. A outra vaga seria definida em acordo envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o deputado federal André Fufuca (PP) ou o senador Weverton Rocha (PDT), dois nomes afinados com o Planalto.

Como o jogo das eleições maranhenses está completamente embaraçado, muitas surpresas ainda estão por vir até o dia 3 de abril. O nome de Iracema Vale como alternativa ao Senado foi colocado na mesa em um encontro, esta semana, de Brandão com as lideranças do PT regional. Afinal, seu governo deu amplo espaço de quatro secretarias ao PT na condição de “porteira fechada”, com livre arbítrio dos titulares para nomear petistas. São centenas deles acomodados na máquina estadual. Isso significa que a ala do PT de Felipe Camarão, isolada, ficaria diminuta, igual a outras siglas envolvidas na disputa do governo, como o Partido Novo, do médico Lahesio Bonfim, provável concorrente ao Palácio dos Leões.

Iracema não só gostou da proposta de entrar na corrida ao Senado como já afirmou que está disposta a enfrentar o desafio. “Estou muito feliz que meu nome tenha sido lembrado em uma reunião tão importante com o governador. Mas a gente se coloca à disposição do grupo. Eu sou grupo, estou à disposição”, comentou na terça-feira, 17/01. Como o jogo começa a ser jogado, não deixa de gerar expectativas o encontro que Carlos Brandão terá com o presidente Lula para debater as eleições. O petista é quem tem o martelo para encerrar a ordem que será cumprida no cipoal político que se instalou no Maranhão.

O que falta ser decidido no jogo da sucessão é a posição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Se optar por deixar o cargo para a vice Ismênia Miranda em abril, haverá uma mudança radical no jogo. Caso ele resolva não concorrer, a oposição ao governo Brandão ficará no mato sem cachorro. E, se a desistência de Braide significar uma aproximação com o Palácio dos Leões, aí mesmo é que a história das eleições de outubro será contada em outros parâmetros. Especula-se até a eventual hipótese de Braide desistir da eleição, mas propor a indicação do vice de Orleans Brandão (MDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *