20 de fevereiro de 2026
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA, PÍLULAS!

Carnaval do Maranhão bate recorde de público no pré-Carnaval
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Samba sem sangue
Projeções da Secretaria de Segurança Pública indicam que o Carnaval do Maranhão reuniu 5,4 milhões de foliões entre o pré-Carnaval e o Carnaval oficial. Tal número coloca a folia maranhense no quadro de uma das maiores do Nordeste. No circuito Litorânea, em São Luís, não houve registro de homicídio, feminicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte durante a programação. O Carnaval da Prefeitura, no Centro Histórico, também foi um dos mais tranquilos.

Cara dura na tela
O levantamento também aponta redução de aproximadamente 40% nos furtos de celulares, de 116 casos em 2025 para 70 em 2026, e queda de cerca de 98% nos roubos desses aparelhos, passando de 41 para apenas um registro. O sistema de reconhecimento facial implantado nos acessos ao circuito possibilitou a prisão de sete pessoas com mandados em aberto.

PT anunciou oficialmente o apoio da legenda ao pré-candidato Duarte Júnior para a prefeitura de São Luís

O dia de Vorcaro
Como vice-presidente da CPMI do INSS, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) garantiu que, na próxima semana, haverá o depoimento do homem-bomba do sistema financeiro, Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master. Todo o conglomerado desse banco, com oito unidades no país, sofreu liquidação extrajudicial pelo Banco Central.

Sistema banido
Na Quarta-Feira de Cinzas, o Banco Central (BC) decretou a liquidação de mais duas instituições financeiras integrantes do Banco Master: o Banco Pleno e a Pleno BTVM, do empresário Augusto Lima, ex-sócio do Master. Portanto, no total, foram liquidadas oito empresas do sistema financeiro ligadas ao banqueiro Daniel Vorcaro. Até agora, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) já pagou R$ 41 bilhões a investidores, mas o total pode ultrapassar R$ 55 bilhões.

O “L de Lorota”
O advogado Jeffrey Chiquini foi às redes sociais na terça-feira de Carnaval para postar um vídeo de 2023, com um ministro do STF pulando Carnaval e fazendo o gesto do “L de Lula”. Nada de grave se a imagem não fosse uma mentira. Postada agora, mostrou o quanto é fácil usar as redes para criar polêmicas falsas contra um ministro do STF, como se ele estivesse burlando os limites de sua função e fazendo política em nome do presidente da República.

Deu MVDM (1)
Como bem antecipou o jornalista Antônio Mello no artigo “Enredo da Vida de Lula e o Ministério do Vai Dar Merda”, na Revista Fórum, ele escreveu, no último dia 16, que a homenagem da Escola Acadêmicos de Niterói a Luiz Inácio Lula da Silva tinha todos os ingredientes políticos para dar errado. O jornalista lembra que, quando foi eleito em 2002, o amigo compositor e escritor Chico Buarque perguntou ao presidente se ele criaria o MVDM.

Deu MVDM (2)
O que seria esse MVDM? Nada mais nada menos que o “Ministério do Vai Dar Merda”. Essa pasta, segundo Chico Buarque, teria a função de alertar o presidente sobre projetos e ideias que não valeria a pena colocar em prática, pois correriam o risco de dar errado. “Por exemplo, o desfile da Acadêmicos de Niterói deste ano. O ministério, se acionado, certamente daria o veredicto, porque o potencial de dar errado era altíssimo. A própria escola acabou rebaixada, e o risco persiste de a oposição tentar melar a candidatura presidencial de Lula na Justiça”, escreveu Antônio Mello, lembrando que Lula merece muito mais do que a homenagem do samba, mas, como não a pediu, poderia tê-la sugerido para um ano não eleitoral.

Recado em gesto
A senadora Eliziane Gama (PSD) está na comitiva do presidente Lula em missão oficial à Índia e à Coreia do Sul. Apesar de ser uma agenda mais voltada a negócios e acordos estratégicos, também tem repercussão política. Assim, Eliziane aparece como prioridade não apenas para sua reeleição, na visão de Lula, mas também para a reaproximação do presidente com o segmento evangélico. A senadora é da Assembleia de Deus, maior denominação do país, com cerca de 12 milhões de membros. Vale lembrar que o PSD é o partido de Eduardo Braide e de Kassab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *