CEJUSC Empresarial aposta em soluções céleres para conflitos de empresas
Fiema– A conciliação tem se consolidado como uma alternativa ágil, eficiente e menos onerosa para a solução de conflitos empresariais, especialmente em um cenário em que o tempo, a preservação de relações comerciais e a redução de custos são fatores decisivos para a continuidade dos negócios. É com esse objetivo que a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), mantém o CEJUSC Empresarial FIEMA/TJMA, espaço voltado ao atendimento de empresas e empreendedores que buscam resolver pendências de forma consensual, sem a necessidade de enfrentar um processo judicial tradicional.
O juiz Rodrigo Nina, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJMA), explicou que a conciliação permite que as próprias partes participem da construção do acordo, com segurança jurídica e validação do Judiciário. “Esse caminho encurta etapas, evita desgastes e pode preservar vínculos importantes, como relações com clientes, fornecedores e sócios. O acordo não elimina o direito das partes, mas transforma a maneira de alcançar a solução, tornando o desfecho mais rápido e, muitas vezes, mais satisfatório para todos os envolvidos”, explicou o juiz.
Na prática, o CEJUSC Empresarial FIEMA/TJMA oferece orientação, triagem inicial dos casos, esclarecimento de dúvidas sobre conciliação e mediação, além do agendamento de audiências quando cabível. O espaço também atende demandas relacionadas a conflitos com consumidores, fornecedores e até questões de natureza familiar, demonstrando a amplitude dos serviços prestados. A atuação do centro busca aproximar o Judiciário do setor produtivo e mostrar que nem todo impasse precisa evoluir para uma disputa longa e desgastante.
O Centro de Mediação e Conciliação Empresarial, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da FIEMA, no retorno da Cohama, tem como proposta de oferecer soluções mais céleres e acessíveis para o ambiente de negócios, com atendimento especializado e gratuito. A iniciativa ganhou ainda mais visibilidade durante a Feira do Empreendedor, onde empresários e empreendedores puderam conhecer melhor os serviços disponíveis e conversar diretamente com os conciliadores. Na ocasião, o juiz Rodrigo Nina ministrou a palestra “As Vantagens da Conciliação e da Mediação para Empresas: Soluções Céleres, Eficientes e Gratuitas para Conflitos Empresariais”.

