5 de fevereiro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Brandão não pretende pautar este ano, as eleições de 2026

Por Raimundo Borges

O Imparcial – Diferente do Congresso Nacional, que retomou os trabalhos de 2025 mergulhado na crise sem fim com o governo Lula desde a indicação dos dirigentes das duas casas até a formação das comissões técnicas, a Assembleia Legislativa do Maranhão marcou o reinício do período legislativo em completa harmonia com o Poder Executivo e o Judiciário.

Nem a judicialização da reeleição da presidente Iracema Vale (PSB), marcada por dois empates, cujo desfecho está a espera de decisão no Supremo Tribunal Federal, empancou a retomada do ano legislativo. O governador Carlos Brandão compareceu à sessão desta segunda-feira, 3, para prestar conta da gestão em 2024 e projetar o que pretende realizar neste 2025.  

Ao assumir o novo mandato, obtido pela norma regimental de maior idade, Iracema Vale pregou a independência do Legislativo, diálogo com a oposição, transparência na execução do orçamento, harmonia e respeitosa aos outros poderes do Estado. Desde quando assumiu o primeiro mandato estadual em 2023, já como presidente da Alema, Iracema tem sido uma voz na defesa da participação da mulher na vida pública e contra a violência de gênero que se diz ser uma das vítimas.

Assim, o Legislativo do Maranhão segue a mesma tranquilidade institucional que marca a presença da primeira mulher em seu comando, nos 190 anos a serem completados no dia 20 deste mês com ampla programação.

Enquanto o Senado e a Câmara tiveram que montar as respectivas eleições em composições em que se juntaram as principais forças políticas antagônicas que digladiam nos principais temas relevantes no Congresso e no Executivo, no Maranhão não tem nada parecido no Legislativo.

A oposição, liderada pelo deputado Othelino Neto (Solidariedade) não chega a 10 membros no plenário de 42, e mesmo assim, parte deles de partidos que estão no governo Carlos Brandão, como o PCdoB. Neste ano não eleitoral, o Maranhão tem muito a ganhar com a harmonia entre os Poderes, para continuar avançando na melhoria de seus indicadores sociais, educacionais e econômicos.

Em discurso em Araioses, na semana passada, o governador Carlos Brandão fez uma afirmação metafórica que provocou risos e imensa repercussão pelo sentido político retirado da frase dirigida ao prefeito local, Neto Carvalho (PDT). Ao elogiar os crustáceos daquela região litorânea, Brandão disse: “Camarão bom é aquele camarão que chega ao Palácio”. 

A frase foi interpretada no meio político como uma clara alusão indireta ao vice Felipe Camarão que, sendo candidato a governador em 2026 se Brandão renunciar ao mandato para disputar uma cadeira no Senado Federal, terá real chance de chegar ao Palácio dos Leões, como aconteceu com o próprio governador em 2022, ombreado com Flávio Dino.

Quanto ao retorno da Assembleia Legislativa aos trabalhos de 2025, Carlos Brandão cumpriu o protocolo regimental de fazer o balanço de suas realizações em 2024 e projetar para o parlamento a programação de realizações em 2025. Foi um longo discurso em que ele abordou área por área do governo, tanto no que fez quanto e no que vai fazer.

Com otimismo, o governador apresentou dados importantes sobre a evolução dos indicadores sociais, econômicos e educacionais, resultantes do planejamento apresentado, inicialmente, de forma resumida à imprensa, pelo secretário da pasta Vinícius Ferro Castro, sob o olhar atento de Brandão.  

Ao plenário da Alema, Brandão destacou o combate à fome, evolução da Educação, dívida do Estado, redução da pobreza, investimentos em tecnologia, inovação e infraestrutura. Em ligeiro contato com este jornalista Raimundo Borges, ele disse que 2025 será exclusivamente dedicado à melhoria de vida dos maranhenses, com pesados investimentos nos setores produtivos, na geração de empregado e renda, apoiado pelo governo Lula.

Sobre as eleições de 2026, Brandão afirmou que está bem nas pesquisas, mas vai esperar melhorar ainda mais para, só então decidir. “Vamos ter muito tempo ainda para trabalhar e só então resolver as questões da política de 2026”, arrematou. Já a presidente da Alema, Iracema Vale destacou a parceria com o Executivo, a transparência em sua gestão, harmonia interna, respeito aos Poderes e lembrou a ampla programação comemorativa dos 190 da Assembleia neste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *