5 de fevereiro de 2025
DestaquesGeralPolítica

CNU: governo divulga lista de aprovados no “Enem dos Concursos”

Revista Fórum – Candidatos classificados para vagas imediatas serão chamados para cursos de formação e devem manifestar interesse; entenda.

O Ministério da Gestão divulgará os resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) nesta terça-feira (4), às 10h. A classificação final para nível médio (bloco 8) será anunciada, enquanto os resultados para nível superior (blocos 1 a 7) serão divulgados ao longo do mês.

Os candidatos poderão consultar os resultados na área do candidato, disponível no site da Cesgranrio, responsável pela organização do concurso. Serão publicadas 173 listas de classificação, divididas por cargo e bloco, para que os participantes possam verificar sua colocação. Além dos resultados, serão divulgadas as listas de convocação para os cursos de formação, com os nomes dos candidatos selecionados para cada cargo.

Apesar da recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para adiar a divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) decidiu manter a data prevista para esta terça-feira. O MPF recomendou que o governo suspendesse a divulgação dos resultados finais do CNU 2024 até que sejam corrigidas falhas no cumprimento das regras de cotas raciais estabelecidas na legislação.

O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, enviou um ofício ao Ministério e à Cesgranrio questionando as decisões das bancas de heteroidentificação, responsáveis por validar autodeclarações de candidatos pretos e pardos. A recomendação veio após um pedido conjunto de investigação feito por 22 candidatos.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Integração, responsável pelo concurso, afirmou que seguiu todas as normas legais aplicáveis. Já a Fundação Cesgranrio, organizadora da prova, declarou ter utilizado “recursos tecnológicos” e realizado a análise com “critérios rigorosos e objetivos”.

Ao todo, 2.305 candidatos serão aprovados para as vagas imediatas das nove carreiras do CNU que exigem essa etapa. Esses candidatos deverão manifestar interesse em participar dos cursos de formação, conforme o cronograma abaixo:

  • 4 de fevereiro: Divulgação da 1ª lista de classificação do concurso. Os aprovados terão até o dia 5 de fevereiro para confirmar o interesse no curso de formação na área do candidato. Essa etapa é obrigatória para assumir o cargo;
  • 11 de fevereiro: Divulgação da 2ª lista de aprovados, caso haja vagas não confirmadas na primeira chamada;
  • 18 de fevereiro: Publicação da 3ª lista de convocação. Os candidatos chamados nesta fase também terão até o dia seguinte para confirmar interesse;
  • 28 de fevereiro: Divulgação da lista definitiva de aprovados, seguida da convocação para matrícula nos cursos de formação.

Segundo o Ministério da Gestão, cada candidato poderá participar de apenas um curso de formação e precisará confirmar interesse apenas uma vez, mesmo que seja posteriormente convocado para um cargo de maior preferência.

Como funciona a escolha do curso

Se um candidato for convocado para o curso de formação do 2º cargo na sua lista de preferência, ele será automaticamente eliminado da disputa por cargos menos desejados, mas seguirá na lista de espera para sua carreira preferida. Nesse caso, ele terá duas opções:

Confirmar a participação no curso do 2º cargo. Se mais tarde for chamado para a sua carreira preferida, será realocado automaticamente, sem necessidade de nova confirmação.

Não confirmar a participação no curso do 2º cargo dentro do prazo. Isso o elimina dessa vaga, mas ele pode continuar aguardando a convocação para o cargo preferido e, então, confirmar o interesse.

Caso o candidato não manifeste interesse no curso dentro do prazo estipulado, será eliminado da disputa pela vaga para a qual foi chamado, bem como das carreiras abaixo em sua lista de preferência.

Baseado no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CNU disponibilizou 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

As vagas foram distribuídas entre oito áreas temáticas:

  • Bloco 1: Administração e Finanças Públicas – 744 vagas
  • Bloco 2: Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação – 580 vagas
  • Bloco 3: Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário – 538 vagas
  • Bloco 4: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – 971 vagas
  • Bloco 5: Políticas Sociais, Justiça e Saúde – 1.008 vagas
  • Bloco 6: Trabalho e Previdência – 370 vagas
  • Bloco 7: Dados, Tecnologia e Informação – 1.737 vagas
  • Bloco 8: Nível Intermediário – 692 vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *