28 de agosto de 2025
DestaquesGeralPolítica

Nobel de Economia diz que tarifa de Trump contra o Brasil é ‘perversa’ e ‘motivo de impeachment’

Revista Fórum – “Trump está tentando usar tarifas para ajudar outro aspirante a ditador”, aponta Paul Krugman, um dos economistas mais influentes do mundo.

Um dos economistas mais influentes e reconhecidos das últimas décadas, o estadunidense Paul Krugman foi assertivo em relação à iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar os produtos brasileiros em 50%. Para ele, a iniciativa “marca um novo rumo” e “é tanto perversa quanto megalomaníaca”.

Paul Krugman é Ph.D. em economia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e foi laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 2008. Ele se manifestou por meio de um artigo publicado em seu Substack, destacando que não costuma fazer textos à noite, mas a situação obrigou.

“Observe que Trump mal finge que há uma justificativa econômica para essa ação. Trata-se apenas de punir o Brasil por levar Jair Bolsonaro a julgamento”, pontua. “Bolsonaro, como a maioria dos leitores provavelmente sabe, é o ex-presidente do Brasil, que perdeu a última eleição — mas tentou se manter no poder por meio de um golpe que anulou a eleição. Claro que isso soa familiar”, ironiza, fazendo referência à própria tentativa de Trump de se manter no poder por meio da invasão do Capitólio, em janeiro de 2021.

‘Aspirante a ditador’

Krugman destaca que esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos utilizam a política tarifária para fins políticos. “Pelo contrário, o sistema de comércio internacional que estabelecemos após a Segunda Guerra Mundial foi, em parte, motivado pela crença das autoridades americanas de que o comércio, além de ser economicamente benéfico, era uma força para a paz e fortaleceria a democracia em todo o mundo. Eles provavelmente estavam certos e, de qualquer forma, era um objetivo nobre”, ressalta.

“Agora, Trump está tentando usar tarifas para ajudar outro aspirante a ditador. Se você ainda achava que os Estados Unidos eram um dos mocinhos do mundo, isso deve lhe dizer de que lado estamos hoje em dia”, afirma.

O economista lembra que as exportações do Brasil para os EUA representam menos de 2% do PIB brasileiro. “Trump realmente imagina que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme, que nem sequer depende muito do mercado americano, a abandonar a democracia?”, questiona.

Motivo de impeachment de Trump

“Se ainda tivéssemos uma democracia em funcionamento, essa manobra contra o Brasil seria, por si só, motivo para impeachment. É claro que teria que ficar na fila atrás de todos os outros motivos”, diz ainda o Prêmio Nobel, dizendo mais uma vez que a iniciativa de Trump é “perversa e megalomaníaca”.

“Estamos diante de mais um passo terrível na espiral descendente do nosso país”, conclui Krugman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *