“O Mickey precisará superar minha ausência”, ironiza ministro do STF após suspensão de visto pelos EUA
Brasil 247 – Estados Unidos cancelam vistos de oito ministros do Supremo, em uma escalada da crise diplomática com o Brasil.
Em publicação feita neste sábado (19) pela jornalista Basília Rodrigues em seu perfil no X (antigo Twitter), um ministro do Supremo Tribunal Federal reagiu com ironia à suspensão de seu visto para os Estados Unidos. “Falando agora com um ministro do STF que está proibido de ir aos EUA. Ele disse: ‘tranquilo. O Mickey precisará superar minha ausência’”, relatou a repórter.
Falando agora com um ministro do STF que está proibido de ir aos EUA. Ele disse: “Tranquilo. O Mickey precisará superar minha ausência”.
— Basilia Rodrigues 📺 (@Basiliarodri) July 19, 2025
A medida do governo norte-americano, sob a presidência de Donald Trump, afeta diretamente o ministro Alexandre de Moraes — que determinou recentemente o uso de tornozeleira eletrônica por Jair Bolsonaro (PL) — e outros sete membros da mais alta Corte brasileira. Segundo a Casa Branca, os atingidos estariam envolvidos em ações “que possivelmente teriam consequências adversas e graves para a política externa dos EUA”.
A decisão foi anunciada por Marco Rubio, atual secretário de Estado dos EUA, e atinge figuras centrais do Judiciário brasileiro, como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Todos tiveram seus vistos de entrada no país revogados, juntamente com familiares.
Apenas três ministros escaparam da retaliação: Kássio Nunes Marques, André Mendonça — ambos indicados por Bolsonaro — e Luiz Fux, que tem adotado uma postura mais conciliadora em relação aos réus por atos antidemocráticos. A exclusão desses três nomes do pacote de sanções evidencia o caráter político da medida tomada por Washington.
A suspensão dos vistos representa um novo episódio no crescente atrito diplomático entre os dois países.