20 de maio de 2024
DestaquesGeralPolítica

Petrobras: Lula conversou com Dilma e Sergio Gabrielli antes de demitir Prates

DCM – Nas últimas três semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu o futuro da Petrobras com o ex-presidente da empresa Sergio Gabrielli, que liderou a estatal de 2005 a 2012, e também trocou ideias sobre a companhia com a ex-presidente Dilma Rousseff, conforme relatos de auxiliares do líder petista.

Essas conversas foram realizadas antes do chefe do Executivo decidir pela substituição de Jean Paul Patres na presidência da empresa.

No círculo próximo ao mandatário, havia uma clareza de que Jean Paul seria destituído do cargo. No entanto, assessores afirmam que Lula buscava um momento oportuno para efetuar a mudança no comando da Petrobras, evitando que a empresa enfrentasse turbulências, como as ocorridas durante o embate sobre os dividendos em março, conforme informações do Globo.

A decisão de afastamento foi comunicada a Prates um dia após a divulgação do balanço trimestral da Petrobras e em meio aos esforços do governo para lidar com as enchentes no Rio Grande do Sul.

Jean Paul Prates é demitido da Petrobras
Jean Paul Patres. Foto: reprodução

Lula solicitou a presença do CEO da estatal para uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, após uma sessão na qual foram discutidas as medidas a serem adotadas em resposta aos desastres no estado gaúcho, previstas para essa quarta-feira (15).

Ele se despediu de seus diretores na tarde de ontem e informou à equipe que Magda Chambriard assumirá a presidência da Petrobras. Chambriard ocupou o cargo de diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff.

Prates, mesmo tendo a opção de permanecer no cargo até a chegada da substituta, optou por renunciar, citando não só sua condição de demissionário, mas também o desgaste decorrente do longo processo de transição e da maneira como foi dispensado por Lula. Segundo fontes próximas, Prates está emocionalmente abalado.

“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa”, disse. “Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco. Só me resta agradecer a vocês e torcer que consigam ficar ou se reposicionar”.

Diante disso, o Conselho de Administração da Petrobras convocou uma reunião extraordinária e virtual para a manhã desta quarta-feira (15), às 11h, para eleger o próximo presidente interino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *