19 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeralPolítica

“Termine quieto seu mandato”, diz Gleisi à CNN sobre presidente do BC

CNN – Para ela, Roberto Campos Neto não deveria articular autonomia financeira do Banco Central com o Congresso.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou as articulações políticas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para aprovar no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante autonomia financeira e orçamentária da instituição.

“O BC é uma autarquia. Vem o Campos Neto dizer que quer autonomia financeira. Ele quer ser o quê? Um banco privado? O Roberto Campos Neto já está no fim do mandato, devia terminar o mandato tranquilo. Acho que já está equivocado com a política de juros que ele mantém. Então, termina quieto. Não fica articulando com o Congresso”. A declaração da parlamentar foi concedida ao programa “CNN Entrevistas“.

A lei, aprovada em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), prevê mandato de quatro anos para o presidente e os diretores da autarquia e busca blindar o banco de interferências políticas do governo federal. A gestão de Campos Neto termina no fim deste ano e ele já deu declarações públicas de que pretende trabalhar até o último dia.

Relatada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), a PEC começou a tramitar pelo Senado e está sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O presidente do BC tem se reunido com parlamentares para defender a matéria. Ele também procura angariar o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Gleisi desaprova as movimentações políticas de Campos Neto e afirma que o PT se opõe à ideia. “Não conversei com o governo sobre isso. Nós somos contra. Aliás, a posição do PT sobre a autonomia do Banco Central já era contra desde aquele primeiro projeto. Porque o BC já teve autonomia. E agora tem mandato descoincidente com o presidente da República”, reprovou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *