20 de julho de 2024
DestaquesGeral

VÍDEOS – Imagens chocantes mostram avanço das águas em Porto Alegre e Canoas

Defesa Civil faz alerta de “inundação extrema” na Região Metropolitana de Porto Alegre, divulga mapa com áreas de risco e pede que moradores evacuem.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou no começo da noite deste sábado (4) um alerta de “inundação extrema” na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com o aviso também publicou um mapa que mostra as áreas de risco e pediu que os moradores evacuem a região.

“Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade a respeito de abrigos públicos, rotas de fuga e não atravesse alagamentos a pé, ou mesmo de carro. Preste auxílio a pessoas vulneráveis, apoiando o deslocamento de idosos, pessoas doentes ou com dificuldades de mobilidade. Se não tiver condições de levar seus animais domésticos, deixe-os sem as guias em locais abertos”, diz o apelo do órgão.

Ao observar o mapa chama atenção o tamanho da área urbana que está inundada. De Barra do Ribeiro a Montenegro e Taquara, e de Gravataí a Charqueadas, tudo que estiver a poucos quilômetros do leito dos rios corre o risco de alagar ou já está plenamente alagado.

Mapa com as áreas de risco. Reprodução/Defesa Civil do Rio Grande do Sul

 

Imagens aéreas e chocantes circulam nas redes sociais nessa noite e mostram a capital gaúcha praticamente desaparecida debaixo d’água. Num vídeo feito de um voo comercial, mãe e filha lamentam o que veem. A criança, que não entende direito a situação por uma questão de idade comenta com a mãe que está “tudo alagado”. A mulher, por sua vez, fala com a voz embargada ao testemunhar a tragédia.

Mais em Revista Fórum 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *