18 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

Por que o preço do café pode subir e chegar em recorde histórico?

Revista Fórum – Organização internacional aponta para o maior preço em décadas.

O mercado mundial de café está enfrentando uma tendência de alta significativa, com preços atingindo patamares que não eram vistos há décadas.

Segundo dados do último relatório da Organização Internacional do Café (ICO), o Preço Indicador Composto (I-CIP) alcançou uma média de 216,89 centavos de dólar por libra em abril, representando um aumento de 16,4% em relação a março de 2024. Este valor é o mais alto em 13 anos.

O principal foco é o café robusta, também conhecido no Brasil como conilon, que teve um baque na produção por conta das fortes chuvas no Vietnã, maior produtor da variedade do mundo.

A produção atingiu seu nível mais alto em 45 anos, chegando a 193,65 centavos de dólar por libra em abril de 2024. Este é o patamar mais elevado desde julho de 1979.

Isso pode pressionar os cafés conilon brasileiros, que abasteceriam o consumo interno das famílias, aumentando os já salgados preços da tão amada bebida no Brasil.

Apesar das notícias negativas, a produção segue em alta as exportações globais de café verde em março de 2024 totalizaram 11,87 milhões de sacas, um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O líder do processo foi o Brasil, com aumento nas exportações de cafés naturais brasileiros em 19,0%, atingindo 3,57 milhões de sacas em março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *