17 de julho de 2024
DestaquesGeral

Catástrofe no RS: Defesa Civil pede evacuação imediata de Pelotas e outras 2 cidades

DCM – A Defesa Civil pediu a evacuação imediata das cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande, na região sul do Rio Grande do Sul, nesta sexta (10). A área está em estado de alerta máximo desde a última quarta (8), quando houve uma mudança na direção dos ventos.

O novo alerta da Defesa Civil usa como base a projeção de que o nível da Lagoa dos Patos chegará a 2,6 metros ainda hoje. No boletim mais recente, divulgado às 11h, a laguna chegou a 2,2 metros, nível que está 1,4 metro acima do normal.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), afirmou que a medição do nível de água não será mais divulgada por poder gerar falsa impressão de baixa com uma possível queda da régua. O nível do São Gonçalo continuará sendo divulgado.

Mais cedo, a Prefeitura de Pelotas já havia solicitado que moradores dos bairros de Valverde e Santo Antônio evacuassem áreas com risco de inundação. O Executivo municipal informou que o nível da água nessas regiões estava subindo com maior velocidade e que havia chances de inundação.

A Prefeitura orientou que os moradores deixem suas residências e busquem abrigos em locais seguros, estabelecendo um ponto de encontro na loja de materiais de construção “Kitijolo”, na Avenida Rio Grande do Sul, 1455.

O município tem cerca de 100 mil moradores em áreas consideradas de risco e o Exército tem auxiliado no resgate e na evacuação desses locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *