19 de julho de 2024
DestaquesGeralPolítica

Lula venceria Michelle Bolsonaro, Tarcísio, Zema e Ratinho Jr. em 2026, diz pesquisa

DCM – O presidente Lula venceria qualquer um dos principais nomes da direita nas eleições de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta (24). Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e a indefinição de seu herdeiro, o petista foi colocado contra seus possíveis adversários na disputa.

Os dados foram coletados por meio de pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Na lista, aparecem os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); e o da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Quem teria a maior chance contra Lula é Michele, segundo o levantamento: o petista teria 42% contra 40,1% da esposa do ex-presidente no pleito de 2026. Contra Tarcísio, a vantagem seria ainda maior: 41,7% contra 36,6% do bolsonarista.

Ratinho Jr. e Romeu Zema são os que aparecem com as menores chances contra o petista. No primeiro cenário, Lula teria 36,6% e o adversário, 17,6%; tendo o mineiro como rival, o presidente teria 37,2% contra 14,8% do bolsonarista.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos; o ex-presidente Jair Bolsonaro; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Foto: Nelson Almeida/AFP

A pesquisa foi feita entre os dias 27 de abril e 1º de maio, com 2020 eleitores em 160 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *