17 de julho de 2024
DestaquesGeralPolítica

PL decide expulsar Junior Lourenço por ter votado contra cassação de Janones

DCM – O deputado federal maranhense Junior Lourenço será expulso do PL. A decisão foi tomada após ele votar para livrar André Janones (Avante-MG) do processo de rachadinha no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, movido pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Em conversas reservadas, Valdemar da Costa Neto, líder do PL, disse “lamentar” que tenha de tomar essa medida com um parlamentar que ele aprecia e que está há seis anos no partido, mas afirmou que não viu outra alternativa.

O placar pelo arquivamento foi de 12 votos a favor e 5 contra. Dos cinco votos que o PL tinha direito na votação desta quarta-feira, quatro foram favoráveis ao seguimento do caso no órgão. Lourenço foi o único a registrar voto a favor do arquivamento.

A representação se baseia em uma gravação de áudio de 2019, na qual Janones instrui seus assessores a devolver parte de seus salários para compensar um prejuízo na campanha eleitoral de 2016.

Junior Lourenço (PL-MA) votou pelo arquivamento de denúncia contra Janones no Conselho de Ética — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado federal maranhense Junior Lourenço. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Além de ir contra o posicionamento do PL no Conselho de Ética, outros fatores pesaram na decisão de Valdemar em expulsar Lourenço. Em condição de anonimato, dirigentes do partido apontam que o deputado adotou uma “postura hostil” em relação a Bolsonaro, e teria “sabotado” as orientações do ex-presidente repassadas à bancada do partido.

Lourenço chegou a posar, sorridente, para fotos ao lado de Alexandre Padilha, ministro do PT que já chamou Bolsonaro de “fugitivo confesso”. Além disso, beneficiado com emendas milionárias do governo, o deputado votou em consonância com os interesses de Lula em 70% das ocasiões.

Vale destacar que, ao lado de Josimar Maranhãozinho, também deputado do PL, Lourenço é um dos parlamentares que mais receberam emendas individuais do governo.

Pastor Gil agora é da base do presidente Lula; Josimar, Detinha e Júnior Lourenço também | Blog Joerdson Rodrigues
Júnior Lourenço possa sorridente ao lado de Padilha. Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *