18 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

FIEMA marca presença na abertura da 11ª Feira do Empreendedor 2024 em Balsas

Fiema – A cidade de Balsas se destaca como o cenário da 11ª edição da Feira do Empreendedor 2024, que teve sua abertura oficial na noite de ontem, 27 de junho, na Arena Rio Balsas (Ginásio de Esportes Rei Pelé).

O evento, promovido pelo Sebrae, foi aberto com grande expectativa de atrair um público circulante de 12 mil pessoas durante seus quatro dias de realização, de 27 a 30/06. O Sistema FIEMA participa da Feira com a demonstração de como tecnologias avançadas, como inteligência artificial e internet das coisas, podem ser aliadas da indústria.

A cerimônia de abertura reuniu diversas autoridades, empresários e representantes de instituições de apoio ao empreendedorismo. Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson, liderou a comitiva na cerimônia de abertura. Em seu discurso, Robson destacou a importância da feira para o desenvolvimento econômico da região e o papel crucial da FIEMA em fomentar a inovação e competitividade das indústrias maranhenses.

“A Feira do Empreendedor é uma plataforma essencial para conectar ideias e inovar negócios. A FIEMA está comprometida em apresentar soluções tecnológicas que podem transformar a indústria local, tornando-a mais competitiva e preparada para os desafios futuros,” afirmou.

O presidente do SEBRAE-MA e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, ressaltou a colaboração entre as instituições para promover o empreendedorismo no estado. “A parceria com a FIEMA e outras entidades é fundamental para criar um ambiente favorável ao crescimento econômico. Estamos juntos para oferecer as melhores ferramentas e tecnologias para nossos empreendedores,” destacou Gonçalo.

Inovações e Tecnologias apresentadas pelo Sistema FIEMA

O Sistema FIEMA participa da Feira do Empreendedor 2024 com um estande que demonstra como tecnologias avançadas, como inteligência artificial e internet das coisas, podem ser aliadas da indústria. Entre as inovações apresentadas estão o SESI Ergotech e o SSBot.

SESI Ergotech: Este programa, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), utiliza sensores vestíveis e tecnologia de câmeras de profundidade para monitorar indicadores de saúde e prevenir problemas ergonômicos no ambiente de trabalho. Recentemente, o programa foi apresentado a representantes de diversos estados brasileiros, com a possibilidade de ser adotado nacionalmente.

SSBot: Um robô scanner que verifica o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos trabalhadores, garantindo a segurança no ambiente de trabalho. O SSBot utiliza o cadastramento do colaborador para realizar a verificação e liberar o acesso ao local de trabalho somente se todas as condições de segurança forem cumpridas.

Educação e Capacitação – O SENAI-MA apresenta na Feira a Plataforma Smart 4.0, uma ferramenta educacional que incorpora tecnologias da Indústria 4.0, permitindo aos estudantes aprenderem sobre automação, robótica e integração de sistemas. Essa iniciativa visa formar profissionais mais competitivos para o mercado de trabalho.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) também está presente, oferecendo capacitação empresarial e oportunidades de estágio e programas para jovens aprendizes, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

“A Feira do Empreendedor 2024 promete ser um marco para Balsas e para todo o Maranhão, destacando a inovação, tecnologia e a colaboração entre diversas instituições em prol do desenvolvimento econômico regional”, finalizou o superintendente da FIEMA, César Miranda, que também esteve na cerimônia de abertura da Feira.

Integraram a comitiva o diretor da FIEMA, Antônio Ribeiro; o conselheiro do SENAI, Nivaldo Araújo; o presidente do Sindimetal, Osvaldo Pavão, e o presidente do Simetal, Ernani Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *