ONU pode tornar os Lençóis patrimônio da humanidade
Por Raimundo Borges
O Imparcial – Os Lençóis Maranhenses, localizados no centro do Parque Nacional do mesmo nome, não deixam dúvida: A natureza moldou aquele espaço de preservação ambiental, para ser um pedaço do Maranhão único no mundo.
Olhado e fotografado de qualquer ângulo é uma explosão de beleza encantadora, que tanto impressiona os visitantes, quanto se tornou orgulho para o Maranhão e o Brasil. Agora, já na próxima semana, em reunião em sua 46ª reunião em Nova Deli, capital da Índia, o Comitê do Patrimônio Mundial da ONU poderá transformar os Lençóis Maranhenses em Patrimônio Natural da Humanidade. O encontro acontecerá entre os dias 23 e 31 de julho, com a presença do governador Carlos Brandão.
Caso se concretize esse pleito, o Maranhão será o único estado a contar com dois títulos de reconhecimento mundial, depois de a cidade de São Luís ter ganho, da Unesco, o selo de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997.
Para isso, foi levado em conta o fato de a capital maranhense preservar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir excepcional exemplo da cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. É a história viva, embora aqui e acolá, sofrendo ataques do tempo e do descuido para com o casario e a malha urbana dos séculos 17 e 18.
O conjunto arquitetônico de São Luís está original, com quatro mil imóveis tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – de solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos. Tombado pelo Iphan, em 1974, o Centro Histórico de São Luís – foi considerado exemplo excepcional de adaptação às condições climáticas da América do Sul.
Seu tecido urbano, segundo o Iphan, tem conseguido se manter harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca. Só o conjunto tombado pelo governo federal, reúne mil edificações de enorme valor histórico, construído no período do Brasil colonial e imperial, com características peculiares, como o revestimento das fach adas em azulejos europeus, que imitam as ruas de Lisboa.
Por sua vez, os Lençóis Maranhenses, é uma unidade de preservação ambiental integrada à natureza única no litoral brasileiro. O território do parque soma uma área de 156.584 ha distribuída entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. Portanto, trata-se de uma reunião de imenso potencial turístico que está apena no começo da exploração econômica.
O parque foi criado com a finalidade de “proteger a flora, a fauna e suas belezas naturais”. Os Lençóis se avizinham à região do Delta do Parnaíba, na foz do Rio Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí, que se abre em cinco braços, conectados a 73 ilhas fluviais, repletas de dunas, fauna e paisagens paradisíacas únicas nas Américas.
Os Lençóis estão inseridos nos biomas costeiro marinho e cerrado, nos quais tornam-se um expoente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, habitado por populações de pescadores, pequenos agricultores, comerciante e exploradores do turismo. Está centralizado na chamada Rota das Emoções, que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Ceará pelo litoral.
É totalmente dominada por uma beleza cênica, muito explorada pelo ecoturismo nos campos de dunas, com a possibilidade de banhar-se nas lagoas de areia branca. A prática de observação do céu noturno atrai turistas de todo o mundo que visitam o parque durante o ano inteiro. Portanto, o parque não deixará de ser Lençóis Maranhense, mesmo sendo patrimônio da humanidade.
(Em tempo: depois de uma semana de férias, este Bastidores está de volta).
PÍLULAS POLÍTICAS
Lobby ecológico
Carlos Brandão vai à Nova Deli, liderando uma comitiva de nove pessoas, entre secretários e técnicos, para fortalecer o lobby em defesa dos Lençóis Maranhenses como patrimônio natural da humanidade. Em 2023, Brandão foi à Paris entregar a documentação dos Lençóis como candidato ao prêmio.
Convenções marcadas (1)
O partidos e federações partidárias já estão com suas convenções programadas para o lançamento de candidatos a prefeito e vereadores de São Luís. O prazo desses encontros festivos vai de 21 de julho a 5 de agosto. No total são sete candidatos à prefeito de São Luis.
Convenções marcadas (2)
O próximo prefeito da capital maranhense será um dos seguintes pré-candidatos: Eduardo Braide (PSD), Duarte Jr (PSB), Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (SD), Wellington do Curso (Novo), Yglesio Moisés (PRTB) e Saulo Arcangeli (PSTU).
Carne fraudada
O Gaeco do MP Maranhão deflagrou ontem a Operação Rei do Gado para desarticular uma organização criminosa responsável por venda fraudulenta de gado e sonegação fiscal no valor de R$ 1,4 bilhão. A ação também foi realizada nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
Doutor Gilberto Gil
A Universidade Estadual do Cariri (Urca), em Crato, no Ceará, concedeu a Gilberto Gil o título de doutor Honoris Causa. Em seu Instagram, o cantor expressou sua gratidão pela homenagem, a terceira idêntica em menos de um ano que o acadêmico baiano recebe.
Estreia no romance
Eco de Sinos sobre a Cidade é o romance de estreia nesse gênero literário que o escritor e presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo vai lançar no próximo dia 23. O ato de autógrafo se dará na própria Academia, no final da tarde.