Braide desfaz especulação e mantém Esmênia na vice
Por Raimundo Borges
O Imparcial – O que significa um vice-prefeito na gestão municipal? Essa pergunta tem relevância por motivo obvio. A eleição municipal está a menos de três meses e alguns partidos ainda nem fizeram a convenção para indicar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em São Luís, o prefeito Eduardo Braide (PSD) decidiu manter a vice Esmênia Miranda, do mesmo partido, na disputa da reeleição.
A convenção será realizada nesta quinta-feira, no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativado Maranhão e o próprio prefeito cuidou de anunciar em suas redes sociais, a repetição da companheira de chapa, desfazendo boatos de que ela estaria com a filiação partidária irregular junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Apesar de o eleitor não votar em vice, mas que ocupa a função de segundo mandatário na ordem de sucessão, tem como função principal substituir o titular em caso de ausência, impedimento, vacância do cargo e representar a cidade. Mas nem todo candidato à reeleição no executivo mantém o vice ou a vice.
Braide sequer admitiu a hipótese de descartar sua vice-prefeita, oficial da PM que antecipou a aposentadoria para acompanhá-lo em 2020. Como se portou rigorosamente dentro da liturgia do cargo, primando pela lealdade e companheirismo, Esmênia foi mantida, com louvor, por Braide.
Desde quando São Luís voltou a ter eleição direta em 1985, com Gardênia Gonçalves sendo eleita pelo PDS, a história do ocupantes do Palácio La Ravardière com os vices têm sido de calmaria. Gardênia teve como vice o então deputado Jairzinho da Silva, com o qual manteve uma convivência civilizada. Não foi, porém, do mesmo modo, a relação do prefeito Jackson (PDT) com o vice Domingos Dutra (PT).
A relação entre os dois mandatários de esquerda, na prática, azedou e acabou contaminada pela disputa de maior espaço no governo. Até uma vice-prefeitura distante do Palácio La Ravardière, foi providenciada para Dutra ficar choramingando bem longe do titular.
O médico Tadeu Palácio foi o único vice-prefeito de São Luís, na gestão de Jackson Lago, a ser reeleito em 2004, depois que o titular pedetista renunciou dois anos antes,para concorrer ao governo do Maranhão em 2006, quando derrotou Roseana Sarney e depois foi cassado pelo TSE. Agora, Eduardo Braide vai em busca do segundo mandato com a vice que lhe acompanhou em 2020.
Caso vença em 2024 e resolva disputar as eleições majoritárias de 2026, o prefeito de São Luís poderia dar uma de Jackson Lago, abrindo a possibilidade de Ismênia concorrer à reeleição em 2028, caso o Congresso não aprove a PEC que acabacom a regra da repetição de cargos do Executivo. O projeto tramita no Senado a todo vapor.
O cargo de vice é sempre motivo de especulações, intriga e conspiração contra o titular. No Maranhão, por exemplo, o vice de Osvaldo da Costa Nunes Freire, o médico José Murad assumiu o governo antes de o titular, que estava em Belo Horizonte (MG) submetendo-se a uma cirurgia oftalmológica. Já o governador Luiz Rocha ficou até o último dia do mandato no Palácio dos Leões e não permitiu que o vice João Rodolfo, de quem não gostava, assumisse o governo.
Mas recente, governador Flávio Dino manteve-se um posição de total harmonia com o vice Carlos Brandão durante os dois mandatos. No final, em 2022, Brandão foi reeleito governador e Dino, senador. Agora, o desfecho de Brandão com Felipe Camarão promete ser uma repetição do mesmo enredo. Pelo menos por enquanto está no rrumo.
PÍLULAS POLÍTICAS
Abaixa o faixo
O juiz Francisco Soares Reis Júnior, respondendo pela 101ª zona eleitoral, alertou os dirigentes partidários de Governador Nunes Freire, Maranhãozinho e Centro do Guilherme, que está proibido qualquer tipo de foguetório nas convenções e depois das eleições. Se a ordem pegar no Maranhão todo..
Candidato do PSOL
Agora já são oito os candidatos à prefeitura de São Luís. O professor de jornalismo da Ufma e advogado, Franklim Douglas foi oficializado da pré-convenção da federação PSOL/Rede, ao Palácio La Ravardière. A Rede retirou o nome da professora Janiselma Fernandes à eleição de prefeita.
O peso do cargo
Dos 25 candidatos a prefeito nas capitais dos estados, 23 aparecem na dianteira das pesquisas de intenção de voto. No interior do Maranhão também os prefeitos estão bem colocados nas pesquisas, exceto em Barreirinhas, onde o jovem Vinícius Vale (PSB) está bem à frente do prefeito, Dr. Amilcar, do PCdoB.
“Pelo menos Janja estará aqui e será bem acolhida“
Do presidente Francês Emmanuel Macron, lamentando a ausência do colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na aberturas das Olimpíadas, nesta sexta-feira.