Governo promove encontro e dialoga sobre o panorama da Mpox com profissionais de saúde da Região Metropolitana
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira, 29, o Encontro da Saúde – Mpox: O que precisamos saber? O evento reuniu profissionais da saúde dos municípios de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
O encontro abordou os temas como; Mpox: Emergência em Saúde Pública; Panorama da Mpox no Maranhão; Aspectos Clínicos da Mpox; Diagnóstico da Mpox: Métodos e Desafios; Assistência e Cuidados com Pacientes de Mpox; Vigilância em Pontos de entrada (portos e aeroportos) e uma Mesa Redonda: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária para resposta coordenada.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na rede estadual, principalmente na orientação da população sobre Mpox. “É através do conhecimento, das atualizações sobre as diretrizes epidemiológicas, do manejo clínico, do diagnóstico e da prevenção, que nos preparamos para a assistência correta. Por isso, nos antecipamos definindo os planos de contingência e fluxo do atendimento. Assim, podemos fazer uma corrente de transmissão de informação de qualidade”, destacou.
O Brasil não possui caso confirmado da nova variante, a Cepa 1b. Ainda assim, a gestão estadual se antecipou em reunir os profissionais e apresentar o panorama na Mpox. “É justamente para fortalecer as unidades de saúde, de portas abertas, que estamos aqui. Mesmo não tendo casos confirmados no Brasil da nova variante, nós estamos nos antecipando e dando passos à frente, porque isso será essencial para o controle da transmissão da possível nova variante”, frisou a secretária adjunta da Política da Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
Participaram, também, do Encontro da Saúde – Mpox o diretor do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen), Lídio Lima, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público do Maranhão, Maria da Glória Mafra, além do médico infectologista Bernardo Bastos Wittlin.
A doença
A mpox é uma doença zoonótica causada pelo mpox vírus (MPXV). A transmissão para humanos ocorre principalmente por meio do contato próximo e prolongado, como abraços, beijos ou relação sexual, com pessoas infectadas e que apresentam lesões na pele, erupções cutâneas, bolhas, crostas ou fluidos corporais, como secreções e sangue.
O compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos ou materiais de lesões infectantes também é um fator de transmissão.