Pesquisa da Quaest aponta 60% para Braide e vitória no 1º turno
Por Raimundo Borges
O Imparcial – A pesquisa da Quaest, contratada pela TV Mirante e publicada neste 2ª feira, mostra o prefeito Eduardo Braide (PSD) numa disparada das intenções de voto, atingindo 60%, com chance real de ser reconduzido para o novo mandato já no dia 6 de outubro. O segundo colocado, Duarte Júnior, do PSB, está quase três vezes abaixo do 1º lugar, com 21%, em uma sinalização de que pouco adiantou o “escândalo” do Clio do Milhão, tampouco o tempão de TV que o principal adversário dispõe no horário eleitoral gratuito.
Com menos da metade do tempo de TV e rádio, Braide tem usado o espaço para mostrar o que fez na gestão municipal em diferentes áreas, sem sequer responder aos ataques que recebe. Nas pesquisas anteriores, ele vinha aparecendo ao redor dos 50% das intenções de voto, mas agora o crescimento foi uma descolada da faixa de risco de haver dois turnos.
Os números da pergunta estimulada, quando o pesquisador exibe a lista dos candidatos, são os seguintes: Eduardo Braide (PSD), 60% das intenções de voto; Duarte Jr. (PSB) com 21%; Wellington do Curso (Novo), 3%; Yglésio Moises (PRTB), 2% e Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (SD); e Saulo Arcangeli (PSTU) com 1% cada. A pesquisa aponta Franklin Douglas, PSOL, com menos de 1%; 5% de indecisos e 6% dos que não querem nenhum deles e estão dispostos a votar nulo ou em branco.
Vale destacar que a pesquisa foi realizada entre 6 e 8 de setembro, em pleno andamento do horário eleitoral de rádio e TV, quando faltam 26 dias da eleição. Como Braide deu um salto nas intenções de voto durante esse período de propaganda televisiva, mostra que ele usou melhor essa ferramenta para expor seus planos de governo e o que realizou no mandato que está expirando.
Mudança nesse cenário que altere sua posição na liderança afastada dos demais, dificilmente ocorrerá em tão pouco tempo de campanha. Significa também que Braide avançou muito sobre o eleitorado indeciso das pesquisas anteriores e ajudou a puxar para baixo o interesse sobre o pelotão de candidatos que vem mais atrás, já que o segundo colocado Duarte Júnior, praticamente não saiu da posição ao redor dos 20% de preferência.
Braide está dando lição de como chegar ao eleitorado e sensibilizá-lo com propostas objetivas, tendo o que mostrar de realização pela cidade nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e trânsito. Além de usar bem as redes sociais para expor uma campanha propositiva, sem baixarias e sem atacar adversários. Com isso ele conseguiu se proteger numa blindagem, usando um discurso claro e direto. Desde quando foi deputado estadual e federal, o prefeito de São Luís mostra que é possível ganhar eleição sem estar subordinado a grupos políticos ou a partido. Começou sua carreira pelo nanico PMN, que só tinha ele como deputado estadual e depois como federal.
Seus opositores náo conseguiram pregar nele a imagem de corrupto, no tal escândalo do “Clio do Milhão” por falta de provas sobre sua participação na encrenca milionária, cujo enredo a Polícia já vasculhou até moradias de familiares do prefeito, mas ainda está com vários pontos soltos. Duarte Jr tem um excelente tempo de horário eleitoral, uma base de 12 partidos na coligação e o apoio discreto do governador Carlos Brandão. É sabido que campanha se ganha nas semanas finais, portanto, o mais prudente é esperar até o dia da votação. A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Mirante, ouviu 852 eleitores entre os dias 6 e 8 de setembro, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA – 08174/2024.