Proposta do Programa de Residência Técnica Profissional será apresentada na FIEMA
Fiema – Nesta quarta-feira, 03 de outubro, às 9h, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária apresentarão a proposta do Programa de Residência Técnica Profissional em Engenharias, Tecnologia e Recursos Humanos. A apresentação ocorrerá durante uma reunião conjunta dos Conselhos Temáticos de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social, de Micro e Pequenas Empresas e de Infraestrutura, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
A iniciativa visa fortalecer a formação e a capacitação profissional no Maranhão, focando em áreas estratégicas que são essenciais para o desenvolvimento econômico e social do estado. A proposta do programa inclui a criação de oportunidades para recém-formados em engenharias, tecnologia e recursos humanos, permitindo que eles adquiram experiência prática e desenvolvam habilidades técnicas e gerenciais em um ambiente de trabalho real. Serão abertas 100 vagas, com oferta de bolsas, em empresas comerciais e industriais localizadas nas regiões Metropolitana de São Luís, Tocantina e Sul do Maranhão.
O Programa de Residência Técnica Profissional tem como principais objetivos proporcionar aos residentes uma formação prática e teórica de alta qualidade, alinhada às demandas do mercado de trabalho; fomentar o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, preparando os profissionais para desafios futuros; facilitar a inserção dos residentes no mercado de trabalho, criando uma ponte entre a academia e as empresas; e incentivar a inovação e o uso de novas tecnologias nas áreas de engenharia e recursos humanos.
A implementação deste programa trará diversos benefícios para o estado do Maranhão, incluindo o aumento da qualificação profissional. Com profissionais mais qualificados, as empresas locais industriais e comerciais poderão aumentar sua competitividade e eficiência. A criação de novas oportunidades de trabalho para recém-formados ajuda a reduzir o índice de desemprego entre jovens, gera desenvolvimento econômico, capacita profissionais em áreas estratégicas e contribui para o desenvolvimento econômico do estado.
Durante a reunião, serão discutidos os detalhes operacionais do programa, incluindo os critérios de seleção dos residentes, as empresas parceiras e os mecanismos de acompanhamento e avaliação dos participantes. A FIEMA, juntamente com a FAPEMA e a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, espera contar com a participação ativa das empresas e instituições de ensino do estado para garantir o sucesso da iniciativa.
A apresentação será realizada pelo Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, e pelo presidente da FAPEMA, Nordman Wall. A reunião será conduzida pelos presidentes dos Conselhos Temáticos de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Orlando Soares Leite; de Micro e Pequenas Empresas, Celso Gonçalo; e de Infraestrutura, João Batista Rodrigues.