19 de abril de 2025
DestaquesGeralPolítica

Braide é reeleito com votação que o faz protagonista de 2026

Por Raimundo Borges
(Com G1/MA)

Nenhuma surpresa a espetacular vitória do prefeito Eduardo Braide (PSD) para os próximos quatro anos à frente da Prefeitura de São Luís. Desde o primeiro mandato em 2020, Braide foi um político que soube falar para o povo, mostrar propostas viáveis e rejeitar lideranças de quem quer que seja. Quando a apuração considerou Braide reeleito, sua votação estava na contagem geral dos votos estava em 79,02%, às 18h27m.

Significa que ele alcançou um percentual bem acima das projeções de intenção de voto apontadas nas diferentes pesquisas realizadas desde quando ele foi oficializado como candidato até na véspera da eleição. Pela primeira vez em décadas, um prefeito de São Luís terminou o primeiro mandato com um programa de obras que mudaram a paisagem da cidade no sistema viário, na educação e na saúde. Braide trabalhou com a Câmara atuando contra e sem apoio político do governador do Estado nem do presidente da República.

Fez uma campanha limpa de ataques aos sete adversários, não baixou o nível diante da hostilidade dos opositores e soube apresentar suas propostas que de fato são factíveis e ele as tornou convincentes, numa linguagem direta e sem artifícios gráficos nas redes sociais, como fizeram seus adversários. Agora, reeleito com larga margem no primeiro turno, o prefeito Eduardo Braide, 48 anos, sai destas eleições com o protagonismo político para se tornar imediatamente o próximo pré-candidato a governador do Maranhão em 2026.

Eduardo Braide, do PSD, de 48 anos, foi reeleito prefeito de São Luís neste domingo (6), no primeiro turno, para um mandato de mais quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 79,02% das urnas apuradas, às 18h27.

Braide foi reeleito com 69,58%, com 328.607 votos válidos, apurados até às 18h36 deste domingo. A vice-prefeita reeleita na chapa é Professora Esmênia. Esta é a segunda vez que Braide é eleito para um cargo público no executivo.

São Luís era a única capital do país em que o PT, partido do presidente Lula e o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estavam em uma mesma chapa, a de Duarte Júnior (PSB). O candidato do PSB ficou em segundo lugar, com 22,72% e recebeu 107.167 votos válidos, apurados até às 18h37.

Propostas de Braide

Com 11 páginas, o plano de governo de Eduardo Braide conta com propostas nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, transporte público e mobilidade urbana. O prefeito reeleito dividiu as propostas em três eixos: Cidade Mais Humana, Cidade Mais Inteligente; e Cidade Mais Sustentável.

Entre algumas propostas de Braide, estão a construção da Maternidade Municipal em parceria com o Governo Federal e de novas Unidades Básicas de Saúde. Confira, abaixo, outras propostas do prefeito:

Criar um Núcleo Especializado em Diagnóstico Precoce e Tratamento para crianças neurodiversas no Hospital da Criança, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar;
Implantar a Telemedicina e um Aplicativo para facilitar a marcação de Consultas e Exames;
Ampliar o Espaço da Mulher ofertando acesso a um conjunto integrado de ações e organismos visando seu empoderamento econômico, político e social através da inserção sócio produtiva, elevação da autoestima e exercício da cidadania;
Construir mais Ciclovias e Ciclofaixas interligadas a outros modais de transportes, além de renovar e ampliar a frota de ônibus do transporte público;
Implantar Sistema de Câmeras Inteligentes em pontos estratégicos da cidade;
Criar o Museu Nacional do Azulejo – para preservar e promover a arte e história do azulejo e fortalecer o turismo cultural.

Quem é Eduardo Braide

PSD lança candidatura de Eduardo Braide à reeleição para a Prefeitura de São Luís — Foto: Emanuelle Rebelo

Eduardo Braide tem 48 anos, é natural de São Luís, e tem formação como advogado. Atualmente, está no primeiro mandato como prefeito de São Luís e foi reeleito para um segundo mandato neste domingo (6).

Anteriormente, Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, além de deputado estadual de 2010 a 2014 e de 2015 a 2018. Também foi deputado federal por dois anos, até assumir a prefeitura.

Neste ano, a vice na chapa foi a atual vice-prefeita de São Luís, a professora Esmênia Miranda (PSD). Apoiaram a candidatura à reeleição de Braide os partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Republicanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *