Lula relembra prisão de Ary Toledo na ditadura ao lamentar morte do humorista
Revista Fórum – Ary Toledo foi preso em 1968 após fazer uma piada sobre o AI-5 em um espetáculo no Teatro de Arena.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através de uma nota oficial, lamentou a morte de Ary Toledo neste sábado (12). O humorista, que tinha 87 anos, estava internado desde 2 de outubro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), e faleceu em decorrência de uma pneumonia.
Em sua nota de pesar, Lula destacou a irreverência do humorista, que marcou gerações com suas piadas e causos, e relembrou a ocasião em que Ary Toledo foi preso pela ditatura militar, em 1968, por conta de uma piada que fez sobre o Ato Institucional 5 (AI-5), que endureceu o regime ditatorial no país.
“Nascido em 1937, Ary Toledo fez carreira no rádio e na televisão com suas piadas e causos. Também gravou discos e escreveu livros sempre com a marca da irreverência. Uma característica, aliás, que o levou a ser preso pela ditadura militar, em 14 de dezembro de 1968, após a piada ‘Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato’, feita em um espetáculo no Teatro de Arena, em São Paulo, em relação ao Ato Institucional número 5, que instituiu o regime”, diz o presidente.
Leia abaixo a íntegra da nota:
“Humorista, cantor, músico, compositor, teatrólogo, ator e dublador. O comediante paulista Ary Toledo exerceu inúmeras atividades culturais. Em comum entre elas, o talento e a disposição para fazer o povo brasileiro sorrir.
Nascido em 1937, Ary Toledo fez carreira no rádio e na televisão com suas piadas e causos. Também gravou discos e escreveu livros sempre com a marca da irreverência.
Uma característica, aliás, que o levou a ser preso pela ditadura militar, em 14 de dezembro de 1968, após a piada “Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato”, feita em um espetáculo no Teatro de Arena, em São Paulo, em relação ao Ato Institucional número 5, que instituiu o regime.
Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores da história de Ary Toledo.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República”
Morte de Ary Toledo
Morreu neste sábado (12) o humorista Ary Toledo, aos 87. A informação foi divulgada por sua família em publicação nas redes sociais.
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta Mestre”, diz postagem no perfil oficial de Ary Toledo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Quem foi Ary Toledo
Nascido em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1937, Ary Toledo se tornou um ícone do humor nacional, especialmente a partir das décadas de 1960 e 1970, quando seu estilo irreverente ganhou notoriedade. Com piadas afiadas que navegavam entre o humor político e de costumes, ele foi uma figura que sempre desafiou os limites da comédia em tempos de grande censura e controle cultural no Brasil, como durante a ditadura militar.
Além de suas apresentações de stand-up e participações na televisão, Ary também desenvolveu uma carreira musical, compondo canções que foram interpretadas por artistas de destaque. Porém, seu verdadeiro sucesso veio como contador de piadas, sendo um dos primeiros humoristas a popularizar piadas mais picantes e polêmicas no Brasil. Sua obra muitas vezes provocava reações mistas, mas Ary Toledo sempre se manteve fiel ao estilo provocador, tornando-se uma referência no humor nacional. Ao longo de sua carreira, lançou discos de piadas e se apresentou por todo o país, influenciando diversas gerações de humoristas.
Nos últimos anos, Ary Toledo esteve mais afastado da mídia, mas seguia ativo nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde compartilhava piadas.