26 de janeiro de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES – ORA PÍLULAS

Sorte azarada – Como é que pode? O idoso Antônio Lopes de Serqueira, 73 anos, ganhou sozinho, R$ 201.963.763,26 da Mega-Sena e morreu num procedimento dentário, apenas três semanas após receber a bolada. A Polícia de Mato Grosso está investigando. Foi um dos 10 maiores prêmios da história. A lista considera os concursos regulares da Mega — ou seja, não inclui a Mega da Virada. Veja os números sorteados: 13 – 16 – 33 – 43 – 46 – 55.

Paradoxos (1) – O Brasil vive um dos momentos mais paradoxais de sua história contemporânea. Se o ministro do TSE/STF Alexandre de Moraes defendeu e defende a democracia a partir da preservação do sistema eleitoral, acabou virando alvo de extrema direita bolsonarista a ponto de ser marcado para morrer, juntamente com o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin no arcabouço do golpe de estado que não deu certo.

Paradoxos (2) – Agora, o alvo dos extremistas do Congresso Nacional é o ministro do mesmo STF, Flávio Dino, por estabelecer regras para a liberação da fortuna bilionária das emendas parlamentares, até então sem controle, sem rastreio, sem projeto de aplicação e sem transparência. O que seria motivo de apoio e orgulho dos representantes do povo, Dino virou uma crise entre os Poderes da República por cumprir a Constituição, aprovada pelo Congresso.

Juscelino Rezende e André Fufuca (Reprodução)

Jogo do poder – Os ministros maranhenses André Fufuca (Esportes) e Juscelino Rezende (Comunicações) foram demitidos por alguns dias para votar nos projetos do governo sobre os cortes de gastos no orçamento. Mas não foi só isso, voltaram à Câmara para defender suas próprias emendas e as emendas de bancadas de interesse do Maranhão. Na próxima semana, porém, os dois serão renomeados para a Esplanada.

Volta à casa – O ex-presidente José Sarney trocou o apartamento em que morava na Península, em São Luís, pelo seu casarão do alto da Praia da Litorânea, onde sempre residiu. Já a caminho dos 95 anos, Sarney continua em plena lucidez, fazendo o mais gosta: escrever suas crônicas semanais em O Imparcial e receber amigos para boas conversas sobre literatura e política.

Imortalidade disputada – Pela primeira vez em décadas, uma única vaga na Academia Maranhense de Letras (AML) não recebia nove candidatos. Estava em disputa a cadeira do intelectual Joaquim Itapary, falecido em julho deste ano. A eleição ocorreu no fim da tarde de ontem, 5/11, e os candidatos favoritos eram: a professora e escritora Ceres Murad e o intelectual e psicanalista Wiliam Amorim.

Demolidor – O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou a demolição do Champs Mall, um espaço chique que abriga bares, loja, restaurantes e outros empreendimentos na Península da Ponta D’Areia. A ordem judicial, divulgada ontem, 05/11, atende a pedido do Ministério Público do Maranhão, que tramita desde 2º22.

Roteiro das mansões – Não querendo desmerecer a decisão do juiz Douglas Martins, mas ao longo dos anos decisões parecidas, no âmbito da Justiça Federal do Maranhão foram lavradas mandando demolir as mansões milionárias, instaladas nas margens do Rio Preguiça, em Barreirinhas. Elas, porém, permanecem firmes, fortes e belas a encher os olhos dos turistas que fazem passeio pelo rio, no famoso “roteiro das mansões”.

Nas dobras da lei – Outras decisões demolidoras de lavra da Justiça Federal ordenavam a destruição das inúmeras casas de barões que grilaram dunas e faixas de terras à beira-mar, na Praia do Araçagi. Como se pode perceber: é mais fácil uma maré de sizígia derrubar as casas, ou a areia da ventania cobri-las do que uma tratorada ordenada pela Justiça.

Reaparecendo (1) – Sumido desde 2022, quando concorreu ao governo do Maranhão, o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior resolveu vir à tona e voltar ao batente, de olho em 2026. Neste sábado, 7/11, Holandinha, como é chamado, vai promover uma feijoada ao estilo evangélico (sem cachaçada) para amigos e correligionários. Deve anunciar sua pré-candidatura a deputado estadual, ou mesmo federal, seu último mandato antes de ser prefeito de São Luís.

Reaparecendo (2) – Ao obter pouco mais de 2% nas urnas de governador em 2022, Holanda Jr tem um projeto mais modesto para no próximo pleito: no legislativo. Ele é também aguardado no próximo dia 13, em ato político do seguidores de Flávio Dino que vão marcar os 10 anos diplomação governador do Maranhão.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *