9 de julho de 2025
DestaquesGeralPolítica

João Alberto homenageia Sarney em encontro com velhos amigos

Por Raimundo Borges

Animado por um grupo instrumental de chorinhos e gêneros afins da MPB, o ex-presidente José Sarney foi homenageado, sábado, 31, com um almoço especial na residência do vereador de Bacabal e ex-governador João Alberto de Souza, no bairro do Calhau. Os convidados foram escolhidos pelo anfitrião, que os identificou como “os amigos da velha guarda de Sarney”, sem que o homenageado fosse consultado a respeito da lista.

João Alberto não quis deixar passar em branco os 95 anos do companheiro de jornadas, desde quando ambos ingressaram na política em meados da década de 1950. Perto de completar 90 anos em outubro, João Alberto e José Sarney fizeram uma carreira política marcada por companheirismo e lealdade. Os dois foram deputados federais, governadores do Maranhão e senadores, sem nenhuma crise no relacionamento.

Hoje, Sarney está aposentado da militância política, mas sem abandonar o espaço que conquistou ao longo da trajetória única na história do Brasil. Quando se pensa que ele está escrevendo, lendo e cuidando de Dona Marly em seu casarão no bairro do Calhau, em São Luís, o ex-presidente aparece em eventos em Brasília, São Paulo ou outro lugar, atuando no centro de debates sobre a política brasileira. Atualmente, ele é citado como partícipe do Movimento Brasil, com o ex-presidente Michel Temer, em busca de uma candidatura pela 3ª via, abarcando o centro-direita.

Por sua vez, Alberto realiza o antigo sonho de ser vereador por Bacabal, terra em que nasceu em 1935 e onde, em 2024, foi o mais votado para a Câmara de Vereadores. Por coincidência, a cidade elegeu, no mesmo pleito, o deputado estadual Roberto Costa, hoje também presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Os dois são velhos companheiros de MDB e da direção da legenda no Maranhão.

Mesmo com todo esse histórico, João Alberto preferiu não convidar só políticos, muito menos discutir política ou discursar sobre o homenageado. Foi um encontro de boas conversas, bom vinho e uma mesa farta. Sarney se limitou a trocar ideias com os “amigos da velha guarda” e posar para fotos ao lado deles, cada um vestido com a camisa que estampava a imagem do ex-presidente. João Alberto sequer convidou os meios de comunicação para o registro histórico.

Como não houve convite formal, o anfitrião se encarregou de ligar para os 73 convidados, bem como mandar o endereço e confirmar a presença. Da família Sarney, o empresário Fernando acompanhou o pai, além de intelectuais da Academia Maranhense de Letras, ex-prefeitos e empresários. Dessa forma, João Alberto mostrou ao ex-presidente que ali se realizou um encontro em que ficou patenteado o verdadeiro sentido da amizade, companheirismo, afeto, estima, confiança e lealdade. A marca do maior, que se resume no valor das relações humanas – conjugação de experiências políticas e não políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *