3 de junho de 2026
DestaquesEconomiaGeral

Maranhão encerra ciclo nacional de seminários para atualização dos planos de combate à desertificação

Encontros em Timon, nos dias 8 e 9 de junho, vão subsidiar a revisão das políticas estaduais de enfrentamento à degradação da terra e aos efeitos da seca.

O Maranhão sediará, nos dias 8 e 9 de junho, a última etapa dos seminários promovidos pelo Programa de Ação contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (Proades). O encontro será realizado no Auditório Wall Ferraz, no bairro Parque Piauí, no município de Timon, e reunirá representantes de órgãos públicos, pesquisadores e especialistas para discutir a atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

A iniciativa é coordenada pela Sudene, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo é reunir informações e contribuições que servirão de base para a revisão das estratégias estaduais de enfrentamento à degradação da terra, às mudanças climáticas e à escassez hídrica.

No Maranhão, o tema tem impacto direto sobre mais de 1,6 milhão de pessoas que vivem em áreas suscetíveis à desertificação. Atualmente, oito municípios maranhenses estão inseridos no Semiárido brasileiro, enquanto outros 12 são classificados como áreas subúmidas secas. Além disso, 43 municípios do entorno sofrem influência direta das dinâmicas ambientais dessas regiões, o que amplia a importância das políticas voltadas à conservação dos recursos naturais, à adaptação climática e ao desenvolvimento sustentável.

A programação inclui palestras, debates e mesas-redondas com representantes do MMA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema-MA) e da equipe técnica do Proades. No estado, as discussões serão organizadas em cinco eixos temáticos: gestão sustentável para neutralização da degradação da terra; adaptação às mudanças climáticas e mitigação dos efeitos da seca; pesquisa, inovação e gestão da informação; melhoria das condições de vida das populações afetadas; e governança e fortalecimento institucional.

A atualização dos planos estaduais segue as diretrizes do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB). O processo está dividido em três etapas — diagnóstico, revisão e consolidação — e busca orientar ações de curto, médio e longo prazo voltadas à recuperação de áreas degradadas, à prevenção da desertificação e ao fortalecimento da resiliência dos territórios mais vulneráveis.

Segundo o engenheiro agrônomo da Sudene Victor Uchôa, a etapa maranhense marca a conclusão de uma importante fase do trabalho realizado nos estados do Semiárido. “A atualização dos Planos de Ação Estaduais é fundamental para fortalecer as políticas públicas de combate à desertificação. Os diagnósticos produzidos pelos seminários estão subsidiando a elaboração dos novos planos e contribuindo para o trabalho da Câmara Técnica dos Estados em Áreas Suscetíveis à Desertificação”, afirmou.

Victor Uchôa destaca que a maior parte dos diagnósticos já foi entregue e que a elaboração dos planos estaduais entrou em uma nova etapa. A expectativa é que os documentos sejam concluídos até o primeiro semestre de 2026.

Integrante da Comissão Nacional de Combate à Desertificação, a Sudene também preside a Câmara Técnica dos Estados em Áreas Suscetíveis à Desertificação (CTEST), responsável por articular ações e promover a cooperação entre os estados afetados pelo fenômeno.

Com a realização do seminário em Timon, o Proades conclui uma agenda de mobilização e escuta técnica nos estados do Semiárido brasileiro, consolidando informações que servirão de base para a atualização dos planos estaduais e para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Região.

SERVIÇO

Seminários de Atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-MA)
Timon (MA)
08/06/2026 das 08h às 17h
09/06/2026 das 08h às 12h
Local: Auditório Wall Ferraz – Parque Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *