19 de dezembro de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA, PÍLULAS!

Volta por cima
Há uma previsão de que a ponte sobre o Rio Tocantins, em Estreito, do lado maranhense, possa ser inaugurada hoje, quando se completa um ano do trágico rompimento de sua estrutura, com várias mortes e desaparecidos até hoje no leito do rio. É uma obra que ficará na história da construção civil em razão de o cronograma ter sido rigorosamente cumprido no prazo definido pelo Ministério dos Transportes.

Volta por cima (2)
Uma raridade em obras públicas brasileiras, não apenas pelo prazo obedecido, mas principalmente pela qualidade do material pré-moldado empregado na construção, de alta importância econômica e social para o Maranhão e Tocantins. No Maranhão, muito mais em razão do fluxo do escoamento de grãos de vários estados do Centro-Oeste e Nordeste para o Porto do Itaqui, em São Luís. Literalmente, uma volta por cima.

Irmandade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um gesto de governança e um sinal de aproximação com os evangélicos. Por meio da senadora Eliziane Gama e de outros líderes de igrejas evangélicas, Lula tornou a música gospel Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil. É uma tentativa de desanuviar o ambiente conservador dos evangélicos, sempre arredios ou totalmente contrários às políticas do governo petista, pelo rebanho de “irmãos”, com forte poder na política em todos os níveis.

Bem avaliados
Pesquisa encomendada pelo PT nacional ao Instituto OmaPesquisas, divulgada pelo Portal Marrapá no dia 17/12, apresenta os índices de aprovação dos governos Lula, Carlos Brandão (sem partido) e Eduardo Braide (PSD) no Maranhão. O prefeito Eduardo Braide lidera a corrida ao Palácio dos Leões, Brandão ao Senado e Lula ao Planalto. Todos com folga.

Sem desconto (1)
A operação de busca e apreensão em endereços do senador Weverton Rocha (PDT), realizada ontem de manhã pela Polícia Federal em cinco estados, deu prosseguimento à operação “Sem Desconto”. A operação deixou novamente os três Poderes em polvorosa. Weverton disse que foi pego de surpresa e que está à disposição da Justiça.

Sem desconto (2)
A PF e a CGU agiram no bojo das investigações sobre o escândalo dos descontos bilionários nas contas de aposentados e pensionistas. Desta vez, a ordem partiu do ministro do STF, André Mendonça, e chegou ao senador pedetista por sua relação com o Ministério da Previdência Social, que indicou o ministro Carlos Lupi, demitido em abril, na primeira fase do inquérito que virou CPI mista no Congresso Nacional.

Sem desconto (3)
Ontem, foi a vez de o secretário-executivo da pasta, Adroaldo Portal, ser preso em casa e passar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, por ordem de Mendonça, além de ser demitido por Lula. Imediatamente, foi substituído pelo consultor jurídico Felipe Cavalcante e Silva. O rolo resultou na ação da PF e da Controladoria-Geral da União, com 52 mandados de busca e apreensão, 16 de prisão preventiva e outras medidas cautelares. Todos são acusados de envolvimento nas fraudes do INSS.

Como assim?
Para o deputado federal do PCdoB, Márcio Jerry, o Senado aprovou, na quarta-feira, o PL da Dosimetria, uma “espécie de anistia envergonhada”. Ele disse que os líderes de seu partido, do PSOL, PT e PSB já recorreram ao STF, além de trabalharem pelo veto do presidente Lula que, na entrevista coletiva de ontem, anunciou que vai rejeitar na caneta.

Boa medida
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (17), o Projeto de Lei 2616/25, da senadora Ana Paula Lobato Nova Alves (PSB/MA), que estabelece medidas mais rígidas para combater ligações repetitivas e abusivas de telemarketing, telecobrança, teleoferta e tele-quase tudo. Realmente, essas ligações inoportunas parecem estar testando a capacidade das pessoas de tolerar abusos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *