Projeto de combate à fome é implantado pelo IFMA
Pra Começo de Conversa – O “Sisteminha” é a mais nova tecnologia social em experimentação no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e concebida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais. A tecnologia social é um módulo de produção alimentar integrado que tem geração autônoma de energia por meio de usina fotovoltaica. O resultado é uma comunidade capaz de produzir seu próprio alimento.
A insegurança alimentar grave, presente em grande parte do Nordeste, pode ser combatida com o uso dessa ferramenta em famílias da zona rural e por meio da disseminação do conhecimento para produtores das comunidades. A ênfase da Embrapa tem sido na produção de peixes, ovos, leite e vegetais como a macaxeira, milho, abóbora, batata doce, inhame, feijão, melancia e olerícolas, alimentos que contribuem para a segurança alimentar e nutricional.
Em abril, o caso de sucesso do IFMA também foi apresentado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Na oportunidade, foi criada uma comissão com representantes das comunidades quilombolas de Alcântara e a cartografia social para auxiliar na implantação do projeto na fase atual e nas futuras.
Institutos federais – Autarquias vinculadas ao MEC, os institutos federais atuam na produção de conhecimento científico e estão inseridos em agendas que fomentam os arranjos produtivos locais. Além disso, são instituições que promovem ações com foco na sustentabilidade e nas questões ambientais.