5 de agosto de 2026
DestaquesGeralPolítica

Flávio Bolsonaro cresce, mas Lula ainda lidera no 1° e no 2° turno, diz pesquisa Quaest

DCM – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 39% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registra 30%, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (5).

O levantamento ouviu 2.004 eleitores entre 31 de julho e 3 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Em relação ao levantamento de julho, Lula oscilou um ponto percentual para baixo no cenário de primeiro turno. Flávio Bolsonaro avançou dois pontos no mesmo período.

A distância entre os dois é de nove pontos percentuais na simulação de primeiro turno. Brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar somam 13% das respostas.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 5 de agosto

Flávio também avança na simulação de segundo turno

No segundo turno, Lula marca 44% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro, 39%. O presidente caiu um ponto em comparação com julho, quando tinha 45%.

O senador passou de 37% para 39% na disputa direta desde a pesquisa anterior. Com isso, a diferença entre os dois caiu de oito para cinco pontos percentuais.

O levantamento aponta ainda 4% de eleitores indecisos. Esse grupo não declarou preferência por nenhum dos nomes apresentados nos cenários.

Segundo Felipe Nunes, CEO da Quaest, a possível recuperação de Flávio se explica pela reorganização da direita, capaz de realimentar o sentimento anti-petista e convencer que o senador seria um candidato considerável ao passar o auge das crises com Daniel Vorcaro e Michelle Bolsonaro.

“No segundo turno, Flávio sobe de 74% para 81% na direita não bolsonarista e de 91% para 95% entre bolsonaristas”, explicou Nunes.

A Genial/Quaest registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06591/2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *