12 de junho de 2024
DestaquesGeralPolítica

Brandão repete com Camarão o que recebeu de Flávio Dino

Por Raimundo Borges 

O Imparcial – Ao se juntar novamente ao vice Felipe Camarão no lançamento do Plano Estratégico de Longo Prazo para o desenvolvimento do Maranhão até 2050, o Governo Carlos Brandão não apenas deu posse aos 65 membros da Comissão que vai acompanhar e atuar no cumprimento das metas, como também passou um recado direto aos contumazes pregoeiros da discórdia política, envolvendo ele o seu companheiro de gestão.

Brandão tem uma longa trajetória político, com cargos no governo e como deputado federal, sempre marcada por lealdade, respeito aos compromissos e aos adversários.

A sua intimidade com o poder vem dos tempos de menino, quando o pai Carlos Orleans Brandão foi secretário de saúde do governo Pedro Neiva de Santana, na década de 70. Transitou pelo PFL, duas vezes pelo PSDB, uma pelo PRB (Republicanos) e desde 2022 está no PSB, para onde acompanhou Flávio Dino, de quem foi vice por sete anos.

Hoje, Brandão não apenas deixou o vice Felipe Camarão à frente da Secretaria de Educação, pasta essencial ao governo, como mantém de pé os programas que herdou do antecessor Dino. Falar, portanto, em desavença entre os dois, é pura futrica.

Vale destacar que Flávio Dino inaugurou um jeito novo de governar o Maranhão. O vice Carlos Brandão foi partícipe direto das ações do governo e seu representante até em discussões de temas internacionais. Jamais o vice-governador esboçou qualquer iniciativa que incomodasse o titular do cargo, ou que desse chance de ser visto como um reles conspirador.

Foi nesse diapasão político que os dois se reelegeram em 2018 e, em 2022, Brandão ganhou a eleição no primeiro turno e Dino foi o político mais bem votado da história do Maranhão, com 2,1 milhões de votos.

Com a experiência adquirida ao longo do tempo, Brandão quer mostrar que é possível sim dar continuidade ao governo anterior em qualquer nível de gestão púbica, principalmente quando essa continuação acontece nas circunstâncias em ele que assumiu o Palácio dos Leões.

Não é necessariamente repetir tudo que o anterior fez, mas avançar sem desperdiçar recursos financeiros com o abandono de obras. O país tem essa cultura de descontinuidade, o que acaba num escandaloso volume de dinheiro público jogado fora em obras inacabadas nas esferas dos governos federal, estadual e municipal.

Portanto, ao fazer o lançamento do plano estratégico de longo prazo para 2050, Brandão não apenas mostra uma gestão preocupada com o presente, mas também com futuro do Maranhão. Afinal, neste século 21 as mudanças tecnológicas avançam com a velocidade nunca vista antes, e a governança precisar acompanhá-las.

Não importa se o futuro governador do Maranhão seja ou não o atual vice, mas sim que o Estado não se perca lá na frente no caminho do desenvolvimento, por falta de um planejamento estratégico. E Brandão está dando exemplo, com essa Comissão representada pelos diferentes segmentos sociais e políticos.

PÍLULAS POLÍTICAS 

Salve João! (1)

Com mais de 700 atrações musicais, folclóricas e culturais, o São João do Maranhão tem tudo para se tornar, definitivamente, como o maior do Brasil que, por obvia coincidência, será o maior do mundo.

Salve João! (2)

Os festejos juninos ajudam tanto a projetar a imagem do Estado como também distribuir renda com o turismo e abrir o campo de trabalho nas brincadeiras e nos inúmeros arraiais que já começam, neste fim de semana, a funcionar.

Quebra-pau (1)

O deputado federal Júnior Lourenço (PL) votou na Comissão de Ética da Câmara para absorver o colega do André Janones da acusação de praticar “rachadinha” sem seu gabinete, mas o processo acabou arquivado.

Quebra-pau (2)

O polêmico bolsonarista Nikolas Ferreira, do PL ainda travou uma tensa discussão com o colega maranhense, dentro da Comissão de Ética, num autêntico quebra-pau. Foi o liberal que anunciou a expulsão, sabendo – ou não – que tão medida não será fácil assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *