20 de maio de 2024
DestaquesEconomiaGeral

INSS: governo começa a pagar 13º de aposentados e pensionistas

Metrópoles – Os primeiros depósitos do “13º do INSS” vão ocorrer nesta quarta-feira (24/4). Serão beneficiados aqueles que recebem até um salário mínimo.

O repasse do abono anual aos beneficiários da Previdência Social, também conhecido como “13º do INSS” [Instituto Nacional do Seguro Social] começa a ser feito pelo governo federal nesta quarta-feira (24/4) para pessoas que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412).

Esse pagamento foi antecipado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU). Segundo a medida, o abono será pago em duas parcelas: uma em abril e outra em março deste ano.

Os primeiros depósitos serão para aqueles que recebem até um salário mínimo. Para os que recebem mais de um salário mínimo, o pagamento do abono ocorrerá em 2 de maio.

Tradicionalmente, o benefício é pago no segundo semestre de cada ano. Mas, o governo tem antecipado o depósito do benefício para estimular o desenvolvimento econômico do país. O foco é injetar cerca de R$ 30 bilhões na economia.

Nos anos de 2022 e 2023, o abono foi pago em maio e junho. O governo ainda não informou quantos serão beneficiados pela medida.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Estão aptos a receber o abono aqueles que, em 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.

Confira o calendário do pagamento do 13º do INSS

Para quem recebe até 1 salário mínimo

Confira o calendário do pagamento do 13º do INSS

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *