17 de julho de 2024
DestaquesGeralPolítica

Lula supera Bolsonaro em todas as áreas do governo, mas perde aprovação, diz pesquisa Atlas

DCM – O instituto Atlas Intel divulgou uma nova pesquisa sobre o governo Lula (PT) e comparações com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (7). Pela primeira vez desde o início do mandato, em janeiro de 2023, a aprovação do petista ficou abaixo dos 50%, com 47% contra 46% de desaprovação, também a maior do período.

Apesar da queda de popularidade, os entrevistados preferem a gestão de Lula em todas as áreas sobre as quais foram questionados. O segmento que apresentou a maior diferença foi o de relações internacionais, com uma avaliação de que a diplomacia brasileira melhorou para 56% dos participantes, enquanto 35% preferem a gestão de Bolsonaro.

Na comparação, a opinião sobre segurança pública, um dos pilares bolsonaristas, também é positiva durante o governo Lula. Para 46%, o petista melhorou a condução do segmento, enquanto 43% preferem a gestão anterior. Já 11% dos entrevistados disseram que a condução está igual ou não souberam responder.

Outros pontos em que Lula supera Bolsonaro são Educação (55%), Justiça e Combate à Corrupção (53%) e Meio Ambiente (54%).

Comparação de áreas de atuação entre Lula e Bolsonaro. Foto: reprodução

Ainda segundo a pesquisa, a reprovação ao governo é de 40%, um aumento em relação ao índice de janeiro, que era de 39%. A aprovação também registrou queda, passando de 42% para 38%. Cerca de 18% dos entrevistados consideram a gestão como regular, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.

A situação econômica do país é apontada como um dos principais problemas, com 53% dos entrevistados avaliando como ruim. No entanto, a maioria acredita que o cenário vai melhorar nos próximos seis meses, com 50% dos entrevistados otimistas, contra 42% que preveem pioras.

A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 5 de março, entrevistou 3.154 pessoas e possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *