17 de julho de 2024
DestaquesGeralJudiciário

Velten dialoga com imprensa sobre os avanços da justiça

TJ MA – Na ocasião, o presidente Paulo Velten fez um balanço de sua gestão e falou sobre a importância social da imprensa para o Judiciário e sociedade.

Em um encontro informal, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, juntamente com a equipe da Assessoria de Comunicação, reuniu a imprensa local nesta sexta-feira (19/4) para um café da manhã, para dialogar sobre a importância social da imprensa e fazer um balanço de sua gestão, que se encerra no dia 26 de abril.

Na abertura da reunião, a chefe da Assessoria de Comunicação da Presidência, Isabella Carolina Silva e Silva, destacou o acompanhamento presente do presidente em todo o trabalho desenvolvido ao longo do período de abril de 2022 a abril de 2024. Ainda em sua fala, a assessora-chefe enfatizou a expectativa de transformar, mudar e melhorar a comunicação através de uma mensagem simples, menos formal, com a ajuda dos profissionais da imprensa. “Desde o início, o presidente se mostrou aberto a participar de programas, prestar esclarecimentos, e informar tudo o que o Tribunal vem fazendo. Esse trabalho que todos vocês desempenham junto com a assessoria do Tribunal é fundamental, e o que importa é a sociedade”, declarou.

Já o desembargador Paulo Velten, idealizador do encontro, ressaltou o papel da imprensa como facilitadora de integração entre a sociedade e o Judiciário, traduzindo a informação de forma simples para o cidadão, o que contribui para reforçar sua confiança na Justiça.

Em resposta ao seu comprometimento com o serviço público, o presidente do TJMA salientou que sempre esteve disposto a responder aos questionamentos vindos da imprensa com o objetivo de mostrar à população que a Justiça está acessível ao povo. “O Poder Judiciário, enquanto instituição, abandonou aquela cultura ultrapassada de ser encarado como uma ilha. A sociedade não quer isso”, detalhou.

Em sua fala, o magistrado ainda frisou a importância de uma imprensa livre na construção de uma sociedade forte. Ao fazer um balanço de sua gestão, comentou sobre o Programa Justiça de Proximidade que possibilitou a visita a todas as regiões do Estado, passando por 65 comarcas, e dialogou com juízes, servidores, advogados e representantes da sociedade civil. Além disso, atualizou os representantes das emissoras de comunicação sobre a obra do Fórum de Imperatriz, que tem previsão de entrega para este ano.

No final da palestra, cerca de 20 profissionais que participaram da apresentação puderam fazer perguntas. Em destaque, jornalistas tradicionalmente conhecidos pela sociedade maranhense, Raimundo Borges e Ribamar Corrêa, que fizeram questionamentos ao desembargador sobre sua gestão e planos futuros. Ao se despedir, o diretor de redação de O Imparcial, Raimundo Borges, enalteceu o encontro entre o presidente do TJMA e representantes da imprensa, algo que chamou de inédito ao longo de seus 50 anos de carreira.

Refletindo o comprometimento com a política sustentável, cada participante recebeu uma muda de planta e uma sacola reutilizável como um convite para participar da construção de um futuro sustentável, disponibilizados pelo Núcleo Socioambiental do TJMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *