20 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

Balsas em Destaque: Conectando Ideias e Negócios na Feira do Empreendedor 2024

Sebrae MA – Eixos estratégicos impulsionam oportunidades e crescimento no Cerrado Sul maranhense.

De 27 a 30 de junho, o Ginásio de Esportes Rei Pelé, em Balsas, se transformará em um centro de inovação e desenvolvimento empresarial, com a 11ª Feira do Empreendedor. O evento, guiado pelos eixos de Sustentabilidade, Inovação e Conexões Corporativas, visa atrair cerca de 12 mil visitantes, refletindo a estratégia do Sebrae de descentralização e crescimento.

Sustentabilidade em foco

A sustentabilidade será um dos pilares da Feira do Empreendedor 2024. Tayla Trindade, da Duna Beleza Natural, destaca a crescente demanda por produtos ecológicos, “É um potencial para fidelizar consumidores conscientes e fortalecer parcerias locais.” A Duna promove a economia circular e a regeneração de florestas em colaboração com a Comunidade Indígena Arariboia.

Para Tayla Trindade, a participação em feiras e exposições são sempre momentos positivos  que proporcionam oportunidades para atrair investidores interessados no diferencial do empreendimento. “Além disso, promovem o networking com líderes do setor, especialistas e influenciadores, ampliando nosso conhecimento e fortalecendo nossa posição no mercado”, analisa ela que, recentemente, esteve na Agrobalsas mostrando todo o potencial da Duna.

Cristiane Corrêa, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae.

ESG

A Feira do Empreendedor 2024 contará com uma Arena ESG dedicada à discussão de temas como diversidade, inclusão, gestão de resíduos, energias renováveis e economia circular. O evento também enfatizará a sustentabilidade, através da adoção de práticas como a neutralidade de carbono e a minimização do uso de papel, optando por sinalizações digitais para reduzir resíduos.

“É importante informar que todo evento segue o tema da sustentabilidade. Vamos realizar uma feira Carbono Neutro, tendo todo o cuidado com a estratégia de recolhimento dos resíduos produzidos”, destacou Cristiane Corrêa, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Maranhão.

Inovação

O eixo de Inovação será outro destaque da Feira do Empreendedor 2024. O Sebrae apresentará um portfólio de soluções inovadoras, incluindo os programas Sebraetec e Agentes Locais de Inovação. Durante o evento, será realizada uma Jornada de Inovação onde equipes desenvolverão startups, buscando soluções tecnológicas para atender às demandas locais, em colaboração com parceiros e curadores do ecossistema e apoio do setor público.

Albertino Leal, superintendente do Sebrae no Maranhão

“Nós vamos incentivar equipes a procurarem soluções que atendam às necessidades apresentadas pela comunidade empresarial de Balsas e região, com parceiros e curadores do Ecossistema Local de Inovação”, pontuou César Guimarães, gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão.

Conexões Corporativas

Já o espaço de Conexões Corporativas facilitará o relacionamento entre pequenos negócios e grandes empresas do Maranhão, expandindo oportunidades e melhorando a competitividade no mercado. A programação incluirá temas como neoindustrialização e energias renováveis, incentivando os empreendedores a explorar novas tecnologias e oportunidades de mercado nessas áreas.

“O espaço de Conexões Corporativas privilegia o relacionamento, aproximação e interação entre pequenos e grandes negócios, fundamentalmente de aproximação entre empresários”, explicou José Noleto Oliveira, gerente de Competitividade do Sebrae no Maranhão.

Impacto da Feira

“Os eixos temáticos de Inovação, ESG e Conexões Corporativas são pilares estratégicos que definem a direção e o impacto que a Feira do Empreendedor deve gerar para Balsas e região. Eles resumem linhas de prioridades na atuação do Sebrae, sendo uma forma de concepção do evento, que vai nos garantir que a Feira produza um legado duradouro para Balsas e para a região do Cerrado Sul maranhense no que se refere ao fortalecimento do empreendedorismo e nas perspectivas de desenvolvimento em uma região dinâmica e promissora””, concluiu Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae no Maranhão.

O diretor Superintendente, Albertino Leal, destacou que a escolha de Balsas para sediar o evento deve-se ao exponencial crescimento que a cidade tem registrado a partir da chegada de novos empreendimentos. Atualmente, o município tem o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão. “Esse é um ótimo momento na cidade, além da elevação do PIB, tem-se registrado diminuição na taxa de desemprego. Então, precisamos qualificar ainda mais esses negócios, para desenvolver mais a região. Já temos uma boa parceria, por meio do Cidade Empreendedora, além de outras ações como o Programa LIDER”, ressaltou.

Muito mais

A Feira do Empreendedor 2024 oferecerá uma ampla programação de palestras, workshops, oficinas, rodadas de negócios e networking. O evento também contará com uma área de exposição com produtos e serviços de empresas de diversos setores.

Realização — A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e Senar, e como apoiadores a Fiema, (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.

Inscrições — Para ser um expositor na Feira do Empreendedor 2024 ou mesmo para visitar os espaços e participar da programação de conhecimento, é necessário realizar inscrição no site do evento: feiradoempreendedor.sebraema.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *