18 de julho de 2024
DestaquesGeralPolítica

Datafolha: aprovação de Lula 3 só perde para Lula 2 e Dilma 1

DCM – A pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (18), mostra que a avaliação do governo do presidente Lula (PT) permanece estável. De acordo com os dados, 36% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 31% classificam a administração como ruim ou péssima. Outros 31% avaliam o governo como regular.

Ao comparar com outros presidentes após 16 meses de mandato, Fernando Collor tinha 18% de aprovação, Itamar Franco, 15%, Fernando Henrique Cardoso, 30% no primeiro mandato e 19% no segundo, Lula, 35% no primeiro e 69% no segundo, Dilma, 62% no primeiro e 10% no segundo, Temer, 5%, e Bolsonaro, 32%.

Assim, Lula, em seu terceiro mandato, tem uma aprovação maior do que Collor, Itamar, FHC em ambos os mandatos, Lula em seu primeiro mandato, Temer e Bolsonaro nesse mesmo período. Apenas Lula em seu segundo mandato e Dilma no primeiro mandato tiveram aprovações mais altas.

Não se constrói um país sob as ruínas da fome', diz Lula | Política
O presidente Lula (PT). Foto: reprodução

Mesmo com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que sugere estabilidade no cenário geral, houve uma leve melhora na avaliação de Lula em comparação com a pesquisa anterior, onde havia um empate técnico entre os que consideravam o governo ótimo/bom e ruim/péssimo.

Vale destacar que a tendência de queda na avaliação do chefe do Executivo, observada desde o final do ano passado, foi revertida nesta pesquisa, que marca um ano e seis meses do terceiro mandato de Lula no Palácio do Planalto.

A pesquisa foi conduzida presencialmente, entrevistando 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 4 e 13 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *