18 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

Feira do Empreendedor foca negócios e compromisso com a sustentabilidade

Sebrae-MA – Evento firma parceria com startup maranhense para medidas compensatórias, impulsionando o debate e a conscientização global sobre as mudanças climáticas.

Atento à questão da sustentabilidade, o Sebrae estabeleceu mais uma parceria estratégica com a startup maranhense Compensei para transformar a Feira do Empreendedor 2024 em um evento carbono neutro. A feira vai ocorrer em Balsas, de 27 a 30 de junho. A iniciativa está alinhada com as ações de sustentabilidade que fazem parte da estratégia ESG que, juntamente com a Inovação e as Conexões Corporativas, compõem os três eixos temáticos do evento.

A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.

De acordo com Vilena Silva, CEO da Compensei, os eventos desse tipo têm como objetivo compensar todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas, por meio de ações que as removam ou evitem na mesma proporção da sua geração. Esse processo envolve três etapas fundamentais: medição, redução e compensação efetiva.

Vilena Silva, Eduardo Filgueiras e Adriana Santos: o time da Compensei | Crédito: Acervo Compensei

“Para medir, calculamos todas as emissões associadas ao evento, desde o transporte de materiais e pessoas até o consumo de energia e a geração de resíduos. E, a partir daí, adotamos ações para reduzir essas emissões ao máximo e, na última etapa, compensamos as emissões restantes investindo em projetos de sequestro de carbono, como reflorestamento ou energias renováveis, entre outros, garantindo que o impacto do evento seja neutralizado”, explicou ela.

Durante a Feira, a Compensei implementará diversas iniciativas, como a elaboração de um inventário minucioso das emissões de gases de efeito estufa (GEE), abrangendo todas as atividades antes, durante e após o evento; medidas para diminuir as emissões, incluindo o uso de materiais biodegradáveis, gestão eficaz de resíduos, estímulo à prática de carona solidária e campanhas educativas para conscientização dos participantes.

Despertar Sustentável

Segundo a empreendedora, é essencial que as empresas considerem opções de descarbonização em suas rotinas diárias e em seus eventos. “A única forma de evitar catástrofes ambientais, como a do Rio Grande do Sul, é reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa”, frisa. Além disso, “empresas que adotam práticas sustentáveis demonstram responsabilidade socioambiental, o que pode melhorar sua reputação e fortalecer a relação com clientes e parceiros, o que pode ser um excelente diferencial competitivo”, argumenta ela.

Por meio do programa de aceleração de startups do Sebrae, o Inova Amazônia, a Compensei está atualmente em um momento de crescimento e expansão, fortalecendo sua presença no mercado. Esse progresso é sustentado por investimentos contínuos em novas tecnologias e metodologias voltadas ao aprimoramento das soluções de descarbonização. Além disso, a empresa busca parcerias estratégicas que permitam ampliar ainda mais seu impacto positivo.

Compromisso com boas práticas de sustentabilidade marcará Feira do Empreendedor 2024

Recentemente, a Compensei conquistou um contrato para realizar a descarbonização da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, ampliando sua atuação para oito estados brasileiros. A empresa destaca que sua jornada é caracterizada por parcerias estratégicas e um compromisso constante com a sustentabilidade.

“É gratificante ver a empresa crescendo e alçando novos voos. Um negócio com perfil inovador, ocupando espaços cada vez mais destacados e crescendo com qualidade, com compromisso social e visão empreendedora”, enfatiza Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae no Maranhão.

Inscrições — Para ter acesso à Feira do empreendedor 2024, visitantes e expositores devem se inscrever no site do evento: feiradoempreendedor.sebraema.com. Nos dias de realização da Feira, o público inscrito deve procurar o setor de Credenciamento do evento, para retirada do crachá. Lembrando que não serão disponibilizadas inscrições antecipadas para as atividades da programação de conhecimento. A participação será garantida por ordem de chegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *