18 de julho de 2024
DestaquesGeral

Quem é o médico brasileiro preso na Namíbia após acidente com 9 mortos

Revista Fórum – Charles Sá está sob custódia da polícia do país africano e terá audiência em tribunal na próxima semana; sua esposa foi uma das vítimas fatais.

Um médico brasileiro está detido, sob custódia da polícia da Namíbia, país localizado no sudoeste da África. O cirurgião plástico Charles Sá, de 59 anos, se envolveu em um grave acidente de trânsito na cidade de Otavi.

A ocorrência teve como consequência a morte de nove pessoas, incluindo a esposa do médico, a também cirurgiã Natale Gontijo de Amorim, de 55 anos.

A polícia local indiciou Charles, nesta sexta-feira (21), por homicídio culposo, direção negligente e condução imprudente. O brasileiro se apresentou a um tribunal, decidiu contratar um advogado particular e deverá participar de uma audiência na quinta-feira (27).

O jornal local NBC Digital News divulgou que, segundo uma autoridade policial, o médico dirigia um Toyota Fortuner por uma rodovia na região de Otjozondjupa.

Em um determinado momento, ao realizar uma ultrapassagem, se chocou violentamente com outro veículo que trafegava no sentido contrário.

O resultado do acidente foi o seguinte: seis homens e duas mulheres, incluindo duas crianças, que estavam a bordo do segundo carro, morreram no local. Uma criança de 3 anos foi a única sobrevivente desse veículo e está internada “em condições críticas” em um hospital particular de Windhoek.

A esposa de Charles Sá ainda foi encaminhada a um hospital da região, porém, não resistiu aos ferimentos.

O casal estava em viagem ao país africano para participar de um safári expedicionário. Charles postou, nas redes sociais, fotos ao lado da companheira pouco antes do acidente e afirmou estar “muito feliz por realizar esse sonho antigo”. Ambos pretendiam visitar três países africanos.

“Hoje, a gente começa nosso safári expedicionário por alguns países africanos. Vamos cruzar a África em SUV, só nos dois, sem guia. Passaremos por vários parques e reservas contemplando a natureza primitiva, sua dinâmica e suas regras. Ano passado ficamos alguns dias em um único alojamento. Este ano, iremos visitar e se hospedar em vários alojamentos nas diferentes reservas/regiões da África. Muito feliz de poder realizar este sonho antigo”, publicou o médico.

Itamaraty informou que acompanha o caso. “A embaixada determinou o deslocamento imediato de funcionário do posto para a cidade de Otjiwarongo, perto de onde ocorreu o acidente. A embaixada permanece em contato permanente com as autoridades locais e com os familiares dos brasileiros, a fim de prestar a assistência consular devida de forma mais eficiente”, destacou a nota.

“Profissional exemplar”

O casal era proprietário da Clínica Performa, no Rio de Janeiro. O estabelecimento, via nota, lamentou a morte de Natale. Na publicação, disse que a médica era uma “profissional exemplar, dedicada à medicina e ao bem-estar de seus pacientes”.

“É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da renomada cirurgiã plástica, Dra. Natale Gontijo, esposa do também cirurgião, Dr. Charles Sá.

Neste momento de dor, em nome da equipe Performa, nos solidarizamos profundamente com o Dr. Charles Sá e com todos os familiares e amigos. Que a força e a resiliência possam guiar a todos pela difícil jornada de luto e que as memórias de Dra. Natale sejam uma fonte de conforto e inspiração”.

Natale era mineira, morava com o marido no Rio de Janeiro e trabalhava atualmente em Verona, na Itália. O casal também possuía clínicas em Natal (RN) e em Belo Horizonte (MG).

Os dois se conheceram durante o curso de cirurgia plástica e estavam juntos havia mais de 20 anos.

One thought on “Quem é o médico brasileiro preso na Namíbia após acidente com 9 mortos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *