18 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

Feira do Empreendedor 2024 terá ações direcionadas à educação

Sebare-MA – Evento contará com palestras, masterclasses e atividades divertidas voltadas para a prática de comportamentos empreendedores.

Na 11ª Feira do Empreendedor 2024 (organizada pelo Sebrae Maranhão, entre 27 a 30/06, das 17h às 22h, no ginásio de esportes de Balsas) uma série de atividades vão destacar a importância da Educação Empreendedora como base para formação de novas gerações de empreendedores. Entre as atividades, estão incluídas iniciativas para estimular o comportamento empreendedor junto a estudantes, professores e gestores de instituições de ensino. Com um total de 66 horas e 45 minutos de atividades, as programações de Educação Empreendedora durante o evento tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora nesses grupos.

“Cultura empreendedora não é abrir negócios, mas sim estimular atitudes empreendedoras”, explica a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão, Hildenê Maia.

Essas atividades se concentram no Lounge Educação, um dos espaços temáticos da Feira, que também oferecerá sessões de pitches e de Canvas (método para modelagem de negócios), além de oito palestras. Entre estas, estão três, conduzidas por Alexandre Mori. Especialista em branding, estratégia de marca e cultura de inovação, ele abordará temas como “Superciclo tecnológico e seus impactos no mercado de trabalho”, “Educação Empreendedora por meio de maratonas de inovação”e “Criação de empresas com foco em impacto social e ambiental”, das 17h15 às 18h, nos dias 28, 29 e 30, respectivamente.As palestras serão direcionadas a professores e a alunos do ensino médio e superior.

Educação Empreendedora na Feira
Legenda: O renomado palestrante Alexandre Mori vai ministrar três palestras durante a Feira (Foto: Arquivo pessoal)

“Os temas e conteúdos das palestras têm como objetivo contextualizar o cenário da educação dos dias de hoje. Mostrar como a tecnologia e inteligência artificial influenciam nas metodologias de ensino e, principalmente, como os docentes e professores estão sendo impactados. Mais do que trazer respostas, quero levantar reflexões e boas discussões para que possamos juntos imaginar o futuro da educação”, esclarece Mori.

No Lounge Educação, também destaque para a palestra com o tema “Educação Financeirapode ser divertida!”, ministrada por Luiza Pierre, sócia da startup Mooney. Conforme a empreendedora, os brasileiros tendem a encarar a educação financeira como um tema complicado e pesado, o que afasta os jovens desse conhecimento. Como resultado, 40% da população entre 18 e 24 anos se encontram endividadas, ressalta Pierre. Com base nisso, a palestra busca contribuir para modificar a percepção da educação financeira.

Educação Empreendedora na Feira
Legenda: A palestrante Luiza Pierre é entusiasta do mercado de Educação e Tecnologia, com o propósito de garantir Alfabetização Financeira em escala no país (Foto: Divulgação/Mooney)

Além dessa programação, o Lounge de Educação abre espaço para ações que vão trabalhar o tema de forma lúdica e prazerosa. Essas atividades incluem o Perfil do Empreendedor, um jogo focado em desenvolver comportamentos empreendedores; o Bolha, um quiz sobre Educação Empreendedora; e jogos de Educação Financeira. Todas essas dinâmicas estarão acessíveis a todos os visitantes ao longo dos quatro dias da Feira, das 17h às 22h.

Hildenê Maia, responsável pelas iniciativas de Educação Empreendedora do Sebrae em todo o estado, destaca a importância de disseminar essa mentalidade empreendedora ao promover uma abordagem mais prática de aprendizado com alunos e professores. Para ela, “é essencial quebrar as barreiras das instituições de ensino e incentivar esses indivíduos a contribuírem de forma mais significativa para a sociedade”. A ênfase está na promoção de uma aprendizagem ativa, que estimule o pensamento crítico e a autodeterminação dos envolvidos.

Sobre o evento —A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa doSebraeMaranhão, que tem como patrocinadores o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus. Para visitar os espaços e participar da programação de conhecimento do evento, é necessário realizar inscrição no site:feiradoempreendedor.sebraema.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *