17 de julho de 2024
DestaquesEconomiaGeral

Feira do Empreendedor terá ações de parceiros e apoiadores visando fomentar empreendedorismo

Sebrae-MA – Atividades variadas serão oferecidas nos espaços ocupados pelos parceiros e patrocinadores do evento, que movimenta Balsas a partir de amanhã, 27 de junho.

Os próximos dias serão marcados pela realização da 11ª edição da Feira do Empreendedor, em Balsas, de 27 a 30 de junho, com atividades das 17h às 22h. O evento conta com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Vale, Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de Balsas, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Grupo Mateus.

O Governo do Maranhão é um dos principais apoiadores da Feira do Empreendedor, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc). Para o espaço da Feira, o Governo leva o Armazém do Empreendedor, uma iniciativa que reúne, no Pavilhão de Expositores, empreendedores de pequenos negócios de várias regiões do estado.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca,“a parceria entre o Governo do Maranhão e o Sebrae sempre traz benefícios para o estado. Nesta edição da Feira do Empreendedor, a Seinc traz o Armazém do Empreendedor, promovendo o empreendedorismo local e divulgando cadeias produtivas de destaque no Maranhão”, explicou o secretário.

O Armazém reunirá 16 empreendedores do sul do estado, que vão expor e comercializar produtos e serviços. Essa ação também responde pela descentralização de ações do Governo, assegurando que empreendedores de diversas regiões do Maranhão tenham igualdade de oportunidades para crescer e se desenvolver, independentemente da localização, acrescentou o secretário.

Erick Silva, prefeito municipal de Balsas-MA | Crédito: Hyana Reis

Já a Prefeitura de Balsas, marca presença com um estande institucional, cedendo o espaço para a realização do evento, além de oferecer o suporte técnico necessário e incentivar a participação ativa dos empresários e da comunidade local. O prefeito Erick Silva ressaltou os resultados positivos da parceria com o Sebrae, enfatizandoa importância da Feira para estimular a economia local, fortalecer potencialidades regionais e no apoio aos micro e pequenos empreendedores locais.

Ceape possui programas de crédito para atender as necessidades dos empreendedores. Crédito: Ceape

Outro parceiro é o Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor Ceape, que terá um estande como ponto de encontro para pessoas interessadas em alavancar seus negócios por meio de serviços financeiros acessíveis. Os visitantes terão a chance de conhecer detalhes dos programas de crédito da Instituição, especialmente pensados para atender a necessidades específicas dos empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento. No estande, também haverá atividades interativas e distribuição de brindes exclusivos, com o objetivo de promover aprendizado, networking e a troca de experiências entre os participantes.

Raimundo Coelho, presidente do sistema Faema / Senar | Crédito: Ascom Faema/ Senar

Os empreendedores rurais terão um espaço exclusivo na Feira, com ações da Faema em parceria com o Senar. A programação é voltada para empreendedores do setor rurale iniciantes. Serão oferecidos cursos de capacitação em áreas que podem gerar negócios e renda, como, por exemplo, produção de conservas vegetais, compotas e frutas cristalizadas, operação de drones e artesanato. Além disso, haverá duas palestras com especialistas, discutindo oportunidades e estratégias de empreendedorismo para osnegócios rurais e sobre internacionalização para esse segmento.

Para o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, “a Feira abre espaço para preparação do produtor rural, apoiando-o em atividades e visando uma atuação eficiente, sustentável e empreendedora. “Essas iniciativas geram oportunidades e fomentam o desenvolvimento do estado e do Cerrado Sul, que já possui uma forte vocação agropecuária”, reforçou ele.

Edilson Baldez, Presidente da FIEMA | Crédito: Hyana Reis

O Sistema FIEMA marcará presença na Feira do Empreendedor destacando tecnologias avançadas como Inteligência Artificial e Internet das Coisas na Indústria para aumentar a competitividade. Sesi e Senai, que apoiam o evento, apresentarão tecnologias inovadoras em suas unidades fabris e salas de aula, como o SESI Ergotech para monitorar a saúde dos trabalhadores e o SSBot para verificação do uso correto de EPIs.

O Senai demonstrará a Plataforma Smart 4.0 para instruir alunos sobre indústria 4.0, enquanto o IEL-MA oferecerá serviços de capacitação e suporte à inovação, promovendo oportunidades de estágio e o programa Jovem Aprendiz.

“O setor produtivo quer conectar ideias para inovar os negócios, como propõe a Feira do Empreendedor este ano, e estamos juntos nesse processo, para agregar competitividade às empresas participantes. O Sistema FIEMA está preparado para dar o suporte necessário rumo à indústria 4.0”, ressaltou Edilson Baldez, presidente da FIEMA.

Giselly Pinto da Gerência de Relações Institucionais da Vale no Maranhão. Crédito: Vale

Sustentabilidade A Vale colabora com palestras sobre sustentabilidade, integrando a programação de conhecimento sobre negócios responsáveis. A presença da empresa agrega expertise em operações industriais e minerais, promovendo práticas que conciliam crescimento econômico com responsabilidade socioambiental

“Para a Vale é uma grande satisfação ser parceira do Sebrae na realização da Feira do Empreendedor, pois acreditamos que essa é uma iniciativa que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do nosso Estado, por abrir portas para conexões entre empresas e empresários, na oportunidade de estabelecer negócios inovadores. Além de abordar temas como ESG, para o fortalecimento das estratégias dos negócios de cada empresa participante”, enfatizou Giselly Pinto, da gerência de Relações Institucionais da Vale no Maranhão.

O Banco do Brasil oferece soluções financeiras personalizadas na Feira, para clientes e não clientes, visando contribuir para o crescimento e sustentabilidade das empresas da região. E o Grupo Mateus, importante varejista do Maranhão originário de Balsas, também apoia o evento, buscando fortalecer o ecossistema empresarial ao proporcionar interações entre empreendedores, grandes empresas e especialistas do setor.

Programação A edição de 2024 da Feira do Empreendedor terá uma extensa programação gratuita, que incluirá palestras, workshops, oficinas, rodadas de negócios e oportunidades de networking. Além disso, o evento contará com uma área de exposição de produtos e serviços de empresas atuantes em diversos segmentoseconômicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *