VÍDEO: Guga Chacra detona Demétrio Magnoli por banalizar extrema-direita na França
DCM – Na última segunda-feira (1°), durante o programa “Em Pauta” da Globonews, os jornalistas Guga Chacra e Demétrio Magnoli protagonizaram uma acalorada discussão sobre as eleições legislativas na França. O debate foi centrado na vitória do partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen.
Guga Chacra, sem paciência com o colega, acusou Demétrio de rejeitar o “rótulo” de extrema-direita para Marine Le Pen e, consequentemente, de normalizar suas ideias racistas, xenofóbicas e islamofóbicas.
“Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema-direita. Ela [Marine Le Pen] é extrema-direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, The Economist, New York Times, Washington Post, com quase toda a imprensa mundial. Tenho orgulho de ser jornalista, cientista político, enfim, eu sempre sigo nessa linha porque é assim que ela é descrita, inclusive, na França”, disparou.
“Normalizar uma xenófoba, islamofóbica, racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas. A direita tradicional é o conservadorismo tradicional e não um discurso de ódio”.
Demétrio Magnoli, em resposta, reiterou sua rejeição ao “rótulo” de extrema-direita para Marine Le Pen. Guga Chacra, indignado, voltou a interromper o colega.
Em um outro momento do programa, Guga corrigiu Demétrio sobre a pronúncia do nome de Marine Le Pen, que havia sido dita de forma incorreta. Ele ainda acrescentou: “Ela não quer pessoas como eu e você lá dentro, viu Demétrio? A gente é latino-americano, não pode esquecer. A gente não é francês, ela não quer imigrantes lá dentro. Ela é xenófoba abertamente”.
Após Demétrio Magnoli tentar normalizar a extrema-direita na França. Guga Chacra desceu o braço sem dó, até a pronúncia do nome da Marine Le Pen ele corrigiu, também deixou claro que eles não são franceses, são latino americanos. Que delicia, minha gente. pic.twitter.com/YmnC6Zpsya
— Kriska Pimentinha 🌶 (@KriskaCarvalho) July 2, 2024